Praticar o autocuidado durante o isolamento social não é apenas uma opção, mas sim uma maneira de amenizar os impactos negativos no seu corpo e mente trazidos nesta época tão incerta para todos.

Mas, afinal, o que é o autocuidado sobre o qual tantas pessoas comentam atualmente? Hoje vamos conversar sobre esse tema e dar diversas dicas de bem-estar importantes para o cotidiano!

Autocuidado durante o isolamento social: por que ele é necessário?

Autocuidado durante o isolamento social

Primeiramente, é importante ressaltar que autocuidado não se trata apenas de praticar o famoso skincare todos os dias, mas de um movimento muito maior, focado em oferecer ao nosso corpo e mente a atenção que necessitam.

Por esse motivo o autocuidado durante o isolamento social é tão importante. Pois, neste momento, estamos mais propensas a abandonar hábitos saudáveis e positivos.

Então, veja a seguir algumas formas de colaborar para seu bem-estar com rituais de autocuidado.

10 dicas de autocuidado durante o isolamento social

Dicas de autocuidado durante o isolamento social

1. Atenção com os cuidados físicos

Você deve estar cansada de escutar como exercícios físicos são importantes para a saúde, mas você sabe por que esse é um tema tão relevante? Fazer exercícios não é apenas essencial para a manter o corpo saudável, mas também a mente.

Exercícios liberam endorfina, um hormônio ligado a sensação de bem-estar. Então, mesmo durante o isolamento, encontre uma atividade física para fazer em casa e a pratique regularmente.

2. Cuide da sua autoestima

Fazer skincare todos os dias com certeza não é o principal hábito do autocuidado. No entanto, é uma ótima maneira de cuidar de si mesma. Afinal nossa autoestima é construída com pequenas atitudes que demostram nosso amor próprio!

Ou seja, você deve se perguntar: o que ajuda a melhorar minha autoestima no cotidiano? Quando tiver a resposta, coloque esse hábito no dia a dia.

Meditação é um tipo de autocuidado durante o isolamento

3. Pratique a meditação

A meditação é uma técnica utilizada por milhões de pessoas ao redor do mundo que querem se conectar melhor com o presente e aliviar a ansiedade. Dessa maneira, ela pode funcionar para você também!

Não existe apenas uma forma de meditar, você pode aprender diversas técnicas diferentes, inclusive utilizar aplicativos no celular, até encontrar a mais adequada.

4. Tenha uma alimentação saudável

Fazer uma boa refeição, cheia de nutrientes que irão trazer benefícios para o corpo e mente, é um ritual de autocuidado durante o isolamento social que você deve praticar sempre que possível.

Além disso, é preciso prestar atenção no que o seu corpo necessita. Se você se sente sem energia, aposte em alimentos com proteína, por exemplo.

Mantenha contato com os amigos durante o isolamento

5. Converse com seus amigos

Trabalhar e estudar em casa é uma rotina que poucos estavam preparados para enfrentar. Então, manter contato à distância com as pessoas que costumávamos ver todos os dias pode ser um desafio no isolamento.

Mesmo que pareça algo pequeno, conversar com seus amigos pode te fortalecer neste momento. Todos nós precisamos da energia que podemos tirar de uma boa conversa! 

6. Cuide do emocional

Até mesmo as pessoas mais otimistas podem ter momentos ruins. Então, não se preocupe de admitir quando seu emocional estiver abalado por algum motivo.

Nós devemos reconhecer o que sentimos e encontrar maneiras de cuidar da nossa mente. Uma boa dica para compreender melhor seus sentimentos é começar um diário e registrar seus pensamentos todos os dias.

Peça ajuda de outras pessoas

7. Não tenha medo de pedir ajuda

Ninguém no mundo é capaz de fazer tudo sem ajuda de outras pessoas. Portanto, quando você sentir que não consegue fazer algo sozinha, não tenha medo de pedir ajuda. Isso não significa que você é menos forte ou capaz, muito pelo contrário.

Isso também significa procurar ajuda médica ou psicológica quando necessário. Afinal, a terapia é feita para todos!

8. Conecte-se com o que você ama

O isolamento social é um ótimo momento para você se reconectar com antigos hobbies e paixões que você não tem tempo de aproveitar no cotidiano. Então, pegue suas tintas antigas e comece a pintar novamente ou então leia aquela coleção de livros que você nunca teve tempo.

Fazer o que você ama é um hábito incrível de autocuidado e que fará muito bem no cotidiano.

Fazer o que se ama também é um autocuidado

9. Livre-se de todo o excesso

Passar mais tempo em casa também é uma ótima oportunidade para perceber que não precisamos de tantas coisas quanto imaginamos. Aproveite este momento e pratique o minimalismo, ou seja, encontre o que é essencial para você.

Você descobrirá como a vida pode ser muito mais simples e descomplicada com esse hábito.

10. Descanse sem culpa

Aproveite seu tempo livre para descansar e não se sinta culpada pelos momentos em que você não está fazendo nada produtivo. Todas as pessoas precisam de momentos de descanso para aliviar a mente e o corpo!

Então, não se cobre tanto. Assista a sua série preferida, leia um livro por diversão ou coma seu doce preferido. É impossível ter uma vida perfeita e controlada 24h por dia, e você não deve se culpar por isso.

Saiba Mais:

Como se adaptar ao home office: 10 dicas incríveis!

Como fortalecer a imunidade e enfrentar o coronavírus

7 fake news e fatos sobre o coronavírus

4 exercícios simples de mindfulness para testar hoje mesmo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here