Atualmente, o coronavírus é o assunto que domina nossa rotina. Sendo o mais comentado em todos os veículos de notícias e nas redes sociais ao redor do mundo.

Tantas informações são compartilhadas que, às vezes, podemos perder detalhes essenciais sobre o COVID-19.

Então, hoje trouxemos uma lista com o que você precisa saber sobre o coronavírus. Dessa forma você poderá entender melhor a situação e encontrar formas adequadas de se prevenir. 

O coronavírus existe há anos

Coronavírus - COVID-19

Muitas pessoas acreditam que o coronavírus surgiu apenas ano passado na China, no entanto, os primeiros casos registrados ocorreram em 1937! Esse vírus infecta pessoas de diversas faixas etárias e seus sintomas se assemelham a um resfriado comum.

Portanto, o que foi descoberto na China em dezembro de 2019 foi um novo agente do coronavírus, é ele que causa a doença categorizada como COVID-19.

Onde o coronavírus surgiu?

O novo coronavírus surgiu na China

Como o surgimento do novo coronavírus ainda é muito recente, não se sabe ainda os detalhes sobre sua origem. Isto é, o que temos atualmente são hipóteses de pesquisadores.

A teoria mais aceita é que o vírus começou a ser transmitido por cobras ou morcegos, no mercado de Wuhan, na China, onde animais dessas espécies são vendidos como comidas exóticas.

Como ele é transmitido?

O coronavírus se espalha pelo contato

Assim como uma gripe comum, o coronavírus é transmitido através do contato com secreções de pessoas contaminadas, e que podem se espalhar facilmente em superfícies e objetos utilizados no dia a dia.

Ou seja, gotículas de saliva que levamos até partes do corpo como boca, olhos e nariz, quando nossas mãos não estão higienizadas.

Quais são os sintomas do COVID-19?

É importante se proteger do vírus

Os sintomas do novo coronavírus não se diferem muito de uma gripe comum. Então, pessoas infectadas podem apresentar febre, tosse, coriza e uma forte dificuldade de respirar.

A maneira como o vírus ataca o sistema respiratório é o que apresenta mais perigo aos infectados. No entanto, pessoas saudáveis com menos de 40 anos dificilmente terão complicações.

Como posso me proteger do coronavírus?

Higienize bem as mãos

No período em que estamos, a grande maioria dos locais estão paralisados para evitar que o coronavírus se espalhe cada vez mais. Mas, se não for possível praticar o isolamento social, lembre-se destes passos básicos para a prevenção.

  • Lave as mãos com frequência e da forma correta. Isso é indispensável caso você tenha tocado em corrimãos, maçanetas e barras de transporte público.
  • Evite levar as mãos ao rosto e tocar os olhos, boca ou nariz com frequência.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal.
  • Limpe objetos utilizados frequentemente, como celulares, por exemplo.
  • Procure ficar em ambientes bem ventilados, com entrada e saída de ar facilitada.
  • Mantenha distância de 1,5 a 2 metros de outras pessoas.

Existe cura para o vírus?

Sem dúvidas, diversos médicos e cientistas ao redor do mundo já estão trabalhando na busca de um remédio para o novo coronavírus. Contudo, uma cura definitiva ainda não foi encontrada.

Caso uma pessoa seja infectada, ela é tratada com medicamentos que aliviem seus sintomas principais até que o vírus seja expelido pelo corpo. Apenas em casos mais graves ela é internada para que médicos possam monitorar o progresso da doença.

Leia também: Como fortalecer a imunidade e enfrentar o coronavírus

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome