Como adotar um estilo de vida minimalista é um assunto que vem interessado cada vez mais pessoas que desejam se distanciar do consumismo em excesso. Muitas ainda pensam que o minimalismo se trata de abandonar todos os bens materiais, o que é um mito.

Para saber mais sabre o assunto e como adotá-lo na sua vida, continue lendo nosso artigo.

Como adotar um estilo de vida minimalista

O que é um estilo de vida minimalista?

Um estilo de vida minimalista é aquele que adota apenas o essencial para uma vida simples e confortável. Ou seja, ele rejeita tudo o que temos em excesso e nossa cultura atual de consumismo desenfreado.

Como adotar um estilo de vida minimalista?

Existem passos muito simples que vão te ajudar a aplicar o minimalismo na sua vida. Quem é adepto do método garante que ele ajuda a melhorar diversas áreas da vida. Por exemplo, financeiramente, pois cortará muitos gastos desnecessários, e na saúde mental, pois você praticará o desapego dos bens materiais. 

1. Comece com uma limpeza

Um estilo de vida minimalista pede uma limpeza de tudo que você não utiliza

Sem dúvida, a maneira mais fácil de adentrar no estilo de vida minimalista é começar se livrando de tudo que você não precisa mais. Afinal, é impossível praticar o minimalismo se você tiver coisas em excesso te distraindo.

Então, faça uma grande limpeza e retire tudo que você não precisa ou não usa. Se você ficar em dúvida, uma boa dica é guardar o objeto em uma caixa durante um mês, se você não se lembrar dele é porque está na hora de se desfazer.

2. Compre menos

Minimalismo também é comprar apenas o necessário

O minimalismo é um estilo baseado em viver com menos, ou seja, está na hora de diminuir também suas compras. Assim, antes de comprar qualquer coisa se pergunte “eu preciso mesmo disso?”. Pense pelo tempo que precisar e só compre se a resposta for sim.

Sempre leve em conta outros fatores como a qualidade do produto, quanto tempo ele irá durar e se você já não tem itens semelhantes em casa na hora da decisão.

3. Acostume-se a viver com o minimalismo

Adotar um estilo de vida minimalista pode ser complicado no início

Logo depois de tirar o que você não usa de casa e parar de comprar o que não é necessário, está na hora de avaliar o que você realmente precisa na sua vida. Isso pode significar tirar de casa alguns móveis que você não usa, cancelar uma assinatura em algum serviço que você não utiliza mais, ou até se mudar para um lugar menor.

Mas, calma, tudo isso depende do quanto você quer adotar o minimalismo na sua vida. Todos podem encontrar seu próprio balanço do que é necessário para uma vida feliz e confortável sem tantos bens materiais.

4. Recicle e reutilize

Reutilize produtos para produzir menos lixo e excessos

Assim como uma das dicas para uma vida sustentável, o minimalismo se beneficia muito da reutilização de produtos e da ideia que tudo pode ser reaproveitado. Por exemplo, você pode utilizar embalagens e caixas como organizadores na sua casa, ao invés de comprar novos.

Encontre maneiras criativas de reutilizar o que você já tem e sair às compras apenas quando de fato precisar.

Gostou das dicas? Então, leia também 5 dicas para ter uma vida mais sustentável!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here