O movimento mindfulness nasceu exatamente com o objetivo de fazer com que uma pessoa, através de exercícios simples de mindfulness, foque no presente e entenda melhor o que está fazendo ou sentindo a cada momento. Por incrível que pareça, prestar atenção na sua respiração, a coisa mais natural do nosso corpo, pode fazer com que você fique mais calma e menos ansiosa.

Não é segredo que a correria do dia a dia afeta todas nós. Sempre temos alguma preocupação em mente sobre o trabalho, casa ou na vida pessoal e, com isso, parece que vivemos mais preocupadas com o dia seguinte do que com o presente.

As atividades de mindfulness estão cada vez mais populares para todos que procuram terapias alternativas para lidar com o estresse do cotidiano. A seguir, veja alguns exercícios simples de mindfulness que você pode testar hoje mesmo!

1. Primeiro da lista dos exercícios simples de mindfulness – Calma ao acordar

Imagem: Pxhere

Acordar com muita pressa ou estresse pode ser terrível para o resto do dia. Por isso, tente acordar uns minutinhos antes, sem pressa de sair da cama, e começar a fazer alguns exercícios simples de mindfulness. Você pode fazer um alongamento ainda sentada na cama e depois um exercício de respiração muito simples.

Basta respirar profundamente pelo nariz e soltar o ar pela boca, se concentrando no movimento do ar através do corpo. Fazer isso 3 vezes e depois voltar devagar à respiração normal, já te deixa mais relaxada.

2. Mindfulness e produtividade: Tenha um objetivo

Mindfulness

Ainda de manhã, se pergunte o que você quer alcançar ao longo do dia. Não precisa ser algo muito grande, comece com coisas pequenas como: “Como eu posso fazer o dia ficar melhor?” ou “O que posso fazer para me sentir mais realizada?”.

Depois, estabeleça algumas metas como, por exemplo, ser mais paciente com as pessoas ao redor, não se cobrar tanto ou se comparar com os outros. Ao longo do dia, faça algumas pausas e lembre quais metas você pretende alcançar. Com o tempo, isso pode mudar muito a forma como você lida com os outros e consigo mesma.

3. Meditação é um dos exercícios mais simples de mindfulness

exercícios de mindfulness

Uma das principais formas de praticar mindfulness é meditar. Para isso, você vai precisar apenas de 15 minutos do seu dia para praticar a meditação mais simples, que envolve se concentrar na respiração.

Você pode fazer até mesmo em pé, mas o ideal é que você encontre um lugar confortável para se sentar ou deitar. Feche os olhos, assim é mais fácil manter a concentração, e preste atenção na forma como você respira. Se você perceber que está pensando em outra coisa durante o exercício, apenas redirecione sua mente de volta à respiração.

4. Alimentação Mindful

exercícios de mindfulness

Sim, até mesmo uma coisa tão normal como o que comemos pode virar um exercício de concentração. E isso faz muito sentido, já que geralmente comemos muito rápido sem prestar atenção ao que está na nossa frente, mesmo sabendo que estudos comparavam que quanto mais lentamente você mastiga, melhor para a digestão.

Na sua próxima refeição, coma sem pressa, preste atenção na textura e gosto da comida e não se esqueça de respirar. Escolha ingredientes que você realmente gosta, afinal, essa experiência também é feita para te deixar mais feliz.

Saiba Mais:

4 técnicas simples de meditação

Mindfulness: meditação para encarar a vida corrida e como seu celular pode te ajudar neste desafio

10 incríveis benefícios do Yoga

Alimentos que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here