Portanto, hoje trouxemos algumas dicas para quem quer se adaptar melhor ao home office e precisa de uma ajudinha na hora de organizar a rotina!

Como se adaptar ao home office é uma das maiores dificuldades para os trabalhadores que tiveram suas vidas profissionais modificadas nos últimos meses. Afinal, poucas empresas no Brasil eram adeptas ao trabalho em casa e, durante a pandemia de COVID-19, todos tiveram que se ajustar de forma rápida a este novo estilo de vida.

Por que se adaptar ao home office é importante?

Como se adaptar ao home office

Mesmo após o fim da quarentena, a tendência de muitas empresas que oferecem a possibilidade de trabalho remoto é que seus empregados continuem trabalhando em home office por tempo indeterminado.

Então, com essa mudança no cotidiano é muito importante encontrar maneiras de se adaptar ao home office e ter uma vida profissional bem-sucedida, mesmo que à distância.

A seguir, veja 10 dicas tornar seu trabalho em casa muito mais produtivo e agradável.

Como se adaptar ao home office? 10 dicas incríveis!

Como se adaptar ao home office em 2020

1. Não abra mão da rotina

Quando você não tem horário para chegar ou sair do escritório, é muito fácil se desapegar da rotina. Porém, muitos estudos mostram que o seu corpo é mais produtivo quando existem horários estabelecidos.

Então, tente manter a mesma rotina e hábitos de você tinha antes de trabalhar em home office. Se ela não se encaixar na sua situação atual, não tenha medo de fazer adaptações.

2. Anote suas tarefas diariamente

Ter o dia planejado mentalmente é um bom começo para criar sua rotina, no entanto, anotá-la, seja em um caderno ou com a ajuda de aplicativos, é um estímulo maior para segui-la.

Uma ótima dica é escrever em um planner, logo ao acordar ou na noite anterior, todos os seus compromissos e tarefas. Assim, você não esquecerá de nada e organizará melhor seu dia.

Se aptar ao home office pode ser complicado no início

3. Tenha seu espaço para trabalhar

Da mesma forma que você tem uma mesa no seu local de trabalho, é importante definir o local que você vai utilizar para o trabalhar em casa. Ter esse lugar definido é fundamental para que o cérebro diferencie o momento de trabalhar dos momentos de lazer.

É recomendado ter uma mesa de trabalho com boa iluminação, organizada e localizada no lugar mais silencioso da casa.

4. Bloquei as distrações

Trabalhar em casa traz ainda mais distrações do que trabalhar em um escritório. Portanto, é necessário ter muita organização e foco para não deixar pequenas coisas te atrapalharem.

Além de trabalhar em um lugar silencioso e organizado, experimente deixar seu celular fora do campo de visão. Assim, você não cai na tentação de verificar suas redes sociais de cinco em cinco minutos.

Mesmo em home office mantenha uma rotina de trabalho

5. Mantenha hábitos antigos

Usar roupas que você utilizaria para trabalhar fora pode parecer um hábito desnecessário durante o home office, mas, acredite, esse pequeno detalhe faz muita diferença.

Colocar um look que você gosta antes de começar a trabalhar afeta sua autoestima. Então, você tem muito mais chances de ser produtiva quando se veste de maneira profissional!

6. Saiba a hora fazer pausas

Quando trabalhamos em um escritório sabemos exatamente que hora devemos parar e ir para casa. Porém, com o home office isso não fica tão claro e muitas pessoas acabam passando da hora de “sair do trabalho”.

Para manter sua saúde mental é muito importante ter momentos de descanso durante o home office, além de um horário para se desligar do trabalho e realizar outras atividades

É importante manter contato com os colegas trabalhando em casa

7. Continue em contato com seus colegas

Mesmo que você não encontre mais seus colegas de trabalho todos os dias, é essencial que você mantenha o contato com eles. Assim você pode discutir trabalhos e a melhor maneira de realizá-los em conjunto.

Além disso, é necessário ter conversas sobre assuntos não relacionados ao trabalho e manter suas amizades apesar da distância.

8. Cuide da saúde física

Cuidar da saúde física é algo extremamente importante durante seu período trabalhando em casa, afinal, a tendência é esquecermos quanto tempo ficamos parados todos os dias sem movimentar o corpo.

Por isso, nos seus momentos de folga ou depois do horário de trabalho, realize algum exercício físico leve, como alongamentos, por exemplo.

O funciona melhor home office em um ambiente organizado

9. Mantenha a organização

Ter uma mesa de trabalho organizada, sem fios aparecendo ou vários objetos espalhados na superfície é importante para manter sua concentração durante o período de trabalho.

Da mesma forma, é necessário manter os outros cômodos da casa organizados. Afinal, uma pilha de louças para lavar pode ser uma grande distração, não é mesmo?

10. Não esqueça o mundo lá fora

Para quem estava acostumada a sair todos os dias para trabalhar, o home office pode ser uma mudança radical de vida. Mas, para trazer mais da natureza para o cotidiano, trabalhe perto de uma janela com a luz natural do sol.

Adicionar algumas plantinhas ao seu lugar de trabalho também será ótimo para a sua saúde mental e novo estilo de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here