Atualmente, fake news e fatos sobre o coronavírus estão cada vez mais difíceis de distinguir. Isso porque muitas pessoas compartilham notícias nas redes sociais sem verificar a fonte ou a veracidade delas.

E isso está acontecendo no mundo todo da mesma forma. No Irã, por exemplo, um boato sobre o consumo de álcool para combater o vírus resultou em mortes no país!

Então, veja a seguir quais são as fake news e fatos sobre o coronavírus mais comentados no brasil.

fake news e fatos sobre o coronavírus

1. Máscaras ajudam a proteger contra o vírus

As máscaras faciais já estão em falta na maior parte do país. No entanto, elas são recomendadas apenas para pessoas que já estão com o vírus ou com suspeita da doença.

As máscaras apenas evitam que pessoas infectadas transmitam o coronavírus. Além disso, a falta delas no mercado pode prejudicar médicos que necessitam realizar seu trabalho com segurança.

2. Beber água quente pode matar o coronavírus

Esta é uma das fake news mais transmitidas por meio das redes sociais atualmente. Afinal, muitas pessoas procuram formas alternativas e baratas de lidar com o vírus.

Contudo, o coronavírus pode sobreviver na temperatura do corpo humano de pelo menos 36 °C. Então, água quente não é um remédio para a doença e não foi confirmado com uma forma de prevenção.

entre as fake news e fatos sobre o coronavírus está a transmissão por contato

3. É possível transmitir a doença sem sentir sintomas

Sim, isso é possível acontecer. Porém, nestes casos, o portador do vírus pode sentir poucos sintomas como uma tosse leve e acreditar não estar com o coronavírus.

Dessa forma, é importante seguir o protocolo de isolamento social, para não correr riscos desnecessários e colaborar com todos ao seu redor!

4. Animais de estimação podem pegar o coronavírus

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não há provas de que gatos e cães possam contrair ou transmitir o COVID-19. Como o vírus é muito recente, algumas pessoas infectadas evitam contato também com seus animais por precaução.

É muito importante ressaltar que eles não podem transmitir a doença e o abandono de animais é crime.

Quis são as fake news do coronavírus

5. Encomendas da china transmitem vírus

Isso também é uma fake news espalhada sem verificação por várias pessoas na internet. Afinal, não existe nenhuma evidência de que encomendas de outros lugares do mundo transmitam o vírus.

O corona pode ser transmitido através de superfícies tocadas por alguém contaminado, porém as partículas sobrevivem poucas horas e não semanas, que é geralmente o tempo para importar algo para o país.

6. Já existe uma vacina para o vírus

Há algum tempo uma notícia de que Cuba havia criado uma vacina para o coronavírus se espalhou nas redes, no entanto, infelizmente a notícia é falsa. Nenhum país conseguiu produzir ainda uma vacina ou remédio para combater o coronavírus.

No entanto, vários cientistas ao redor do mundo já estão trabalhando para encontrar uma cura efetiva!

Devemos prestar atenção aos fatos

7. O coronavírus afeta a economia

Esta notícia é verdadeira, de acordo com economistas a pandemia do coronavírus afeta os preços e variações na bolsa de valores mundial.

Além disso, ele deve afetar pequenas e grandes empresas que devem fechar por tempo indeterminado no caso de quarentena em alguns países.

Saiba Mais:

Quais os sintomas e formas de prevenção do coronavírus

O que é preciso em caso de quarentena

Viagem marcada x coronavírus: o que fazer durante a pandemia

7 notícias positivas sobre o coronavírus para melhorar seu dia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome