Quando pensamos em requisitos para ser modelo, a imagem de uma mulher alta e magra andando por uma passarela vem à cabeça. No entanto, a carreira de modelo tem espaço para todos e pode ser seguida em diversas áreas!
Portanto, antes de começar sua jornada em busca de se tornar uma modelo, veja a seguir como funciona cada categoria e o que é necessário para fazer parte delas.
Requisitos para ser modelo: em qual categoria você se encaixa?

Nos últimos anos, a indústria da moda se tornou mais aberta à diversidade e, apesar de ainda existirem diversos requisitos para ser modelo, é possível encontrar uma categoria ideal para cada perfil.
Confira abaixo algumas das mais conhecidas para depois traçar seu objetivo de carreira!
Requisitos para ser modelo de Passarela/Fashion

Vamos começar pela área mais famosa! A modelo de passarela ou fashion é aquela que participa de desfiles para grifes.
O trabalho dessas profissionais é dar destaque às roupas dos designers. Dessa forma, modelos altas, jovens e sem muitas curvas no corpo ainda são as preferidas.
A altura mínima para as mulheres desta categoria é de 1,75 m, no entanto, algumas supermodelos quebram essa regra como Kate Moss (1,70 m) e Cara Delevingne (1,73 m).
Modelo Fotográfico
Os modelos fotográficos podem não ser tão comentados, mas existe muita demanda para esta categoria!
Seu trabalho é posar para revistas de moda, sites e campanhas. Quanto aos requisitos para ser modelo fotográfico, não é necessário se preocupar tanto com altura, porém, é essencial ser fotogênica.
Se você pensa em posar para editoriais de moda, geralmente as revistas trabalham com os mesmos requisitos das modelos de passarela/fashion.
Modelo Comercial

Como o próprio nome já diz, o modelo comercial trabalha com tudo que envolve a venda de um produto.
Ou seja, você poderá aparecer em anúncios, campanhas, propagadas para a tv e internet! Pessoas de diversos tipos físicos e idades têm espaço nesta categoria, afinal, cada empresa tem um público diferente.
Para ter sucesso é preciso ser dedicada e profissional, assim sua agência de modelos te indicará para diversos trabalhos.
Modelo Plus size

Atualmente o mercado plus size está muito presente no mundo da moda e promete expandir ainda mais.
Porém, quem acha que os requisitos para a categoria plus size são menos exigentes está enganado. Para seguir esta carreira de modelo é preciso ter no mínimo 1,60 de altura e um corpo com medidas proporcionais.
Os profissionais desta área costumam atuar principalmente como modelo comercial e fotográfico, mas também vem ganhado mais espaço nas passarelas.
Modelo de Prova

Por fim, uma categoria pouco conhecida, mas muito importante. O modelo de prova trabalha por trás das câmeras ajudando designers e costureiros a modelarem suas peças.
Os requisitos para esta área dependem do público da marca. Ou seja, se a marca costura roupas para mulheres com o seu tipo físico, então você está apta para ser uma modelo de prova.
A brasileira Barbara Fialho, por exemplo, foi modelo de prova da Victoria’s Secret e ganhou um lugar especial na marca por conta disso!
Então, já descobriu com qual área você se identifica melhor? Para saber muito mais sobre a carreira de modelo siga a Rio Model nas redes sociais!
Saiba Mais:
Como funcionam os Castings de modelos?