Atualmente, no cotidiano corrido que vivemos, é normal sentir estresse e ansiedade quando nos deparamos com situações que saem do nosso controle. Porém, quando isso começa a atrapalhar o nosso cotidiano e controlar o que fazemos, é preciso procurar métodos para combater esse problema.

Alguns alimentos podem ser muito eficientes nessa tarefa e, a seguir, vamos falar sobre alguns deles. Mas, lembre-se, se o problema for muito grave, procure ajuda pr123ofissional.

Alface

Controlar a ansiedade
Imagem: Pixabay

Não é à toa que a alface é um dos primeiros ingredientes que vem à cabeça quando pensamos em uma dieta saudável. Este vegetal contém uma substância chamada lactucina, que é encontrada principalmente no talo do alimento. Ela possui efeito calmante e relaxante, e pode ajudar a controlar a ansiedade e estresse, até mesmo insônia.

Assim como outros vegetais verdes, a alface contém ácido fólico, que ajuda neurotransmissores como dopamina e serotonina a ficarem na quantidade certa no cérebro, ajudando a regular o nervosismo.

Banana

Apesar de ser uma fruta com muitas calorias para quem tem uma dieta balanceada, ela compensa essas calorias com seus ótimos nutrientes. A banana contém triptofano, que é precursora da serotonina, o hormônio que causa o bem-estar e que fica em falta no nosso corpo no momento que sentimos ansiedade ou estresse.

Além disso, a banana é uma grande fonte de potássio, que é essencial para o funcionamento dos músculos e também ajuda a facilitar processos no cérebro, que estão ligados à ansiedade.

Chocolate amargo

Imagem: Pixabay

Aposto que você duvidava que iria ver o chocolate nesta lista. Isso porque, com o passar dos anos, o chocolate foi se afastando cada vez mais da sua composição natural e sendo misturado com açúcar e gordura. Mas o cacau tem muitos benefícios que podem ser encontrados no chocolate amargo.

Assim como a banana, o chocolate contém triptofano, que está ligado ao relaxamento e o bem-estar do corpo. Além disso, o cacau é rico em flavonoides, compostos que melhoram a produção de serotonina no organismo e de feniletilamina, um dos hormônios da paixão.

Maracujá

alimentos que controlam ansiedade
Imagem: Pixabay

Todos nós já ouvimos alguém falar que suco de maracujá é calmante, e essa crença popular é verdadeira. Esta fruta é cheia de componentes incríveis, um deles, a maracujina, é exclusivo dela e tem efeito sedativo e calmante.

Outras substâncias são a Vitamina C, que também é ótima para controlar a ansiedade e melhorar nosso sistema imunológico, e os fitoquímicos alcaloides e bioflavonoides, que reduzem a pressão arterial e relaxam os músculos dos pulmões, combatendo a ansiedade.

Ovos

Controlar ansiedade
Imagem: Pixabay

Sim, os ovos que você utiliza várias receitas têm nutrientes incríveis para o corpo e a mente. Um deles é a colina, que está presente em maior quantidade na gema do ovo. Ela atua como precursora de um neurotransmissor ligado ao sistema nervoso parassimpático, que pode agir diminuindo os sintomas da ansiedade como batimentos cardíacos muito rápidos ou respiração acelerada.

Ovos são ricos em triptofano, o mesmo nutriente das bananas e do chocolate, e também contém vitaminas B (B1 e B3) que fazem com que você se acalme em uma situação de estresse.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome