Como criar uma rotina diária é um assunto muito interessante para quem quer ser mais produtivo durante o dia a dia. Afinal, muitas vezes deixamos de fazer coisas importantes que ajudariam no nosso crescimento pessoal ou profissional por falta de uma disciplina.

Portanto, é essencial criar uma rotina diária te ajude a ser mais produtivo e saudável. A seguir, veja algumas dicas de como fazer isso.

Para criar uma rotina diária comece bem o seu dia

Como criar uma rotina diária

Todos os médicos e pessoas ligadas a áreas da saúde sempre recomendam que você comece bem o seu dia. E, sem dúvida, isso também necessário para criar uma rotina diária. Afinal, às vezes a forma como você acorda define o seu humor durante boa parte do dia, não é verdade?

Então, ao acordar, leve o tempo necessário. Primeiramente, faça alguns exercícios de respiração e alongamento antes de sair da cama. Tome um banho relaxante e um café da manhã saudável para acordar o seu corpo.

Resista a vontade automática de olhar o celular e checar todas suas redes sociais logo ao acordar, pois isso traz ansiedade desnecessária para o corpo e a mente.

Organize sua rotina diária em uma agenda

Ter uma agenda é ideal para criar uma rotina diária

Ter seus objetivos e tarefas organizados em um lugar próprio com certeza ajudará muito na sua meta de criar uma rotina. Então, na noite anterior ou até na mesma manhã, organize tudo que você precisa fazer durante o dia.

Você pode testar diferentes formatos utilizando aplicativos como o Google Agenda, agendas comuns ou os Bullet Journals. Às vezes, os métodos mais conhecidos podem não funcionar para todos. O importante é encontrar um que atenda suas necessidades.

Faça pausas durante o dia

Crie uma rotina diária com pausas e tempo livre

Na correria do cotidiano é muito importante lembrar que nenhum dia é perfeito e livre de imprevistos. Às vezes a rotina pode sair do planejado por algum motivo.

Portanto, no caso de trabalhos importantes, sempre os deixe preparados com pelo menos um dia de antecedência. Na sua própria agenda coloque espaços a mais de tempo, caso alguma tarefa passe do horário planejado.

Além disso, certifique-se tirar pequenas folgas durante o dia. A Técnica Pomodoro é uma das mais famosas para gerenciar seu tempo dessa forma.

Estabeleça horários específicos

Uma rotina diária deve ter horários organizados

Para algumas pessoas, estabelecer horários específicos para cada tarefa é o que ajuda a concluí-las com sucesso no final do dia.

Mesmo que você não queira estabelecer horários para cada meta, saiba que existe um período do dia onde você é mais produtivo. Então, vale a pena agendar seus trabalhos mais complicados para esse horário.

Da mesma forma, sempre estabeleça um horário para parar de trabalhar e relaxar. Isso é essencial para a saúde. 

Teste sua rotina durante um período

Teste sua nova rotina por um mês

Na teoria tudo pode parecer perfeito, mas nem sempre você vai se adaptar ao que planejou. Por exemplo, algumas pessoas trabalham melhor à noite, então levar suas tarefas mais importantes para a manhã pode não funcionar.

Portanto, crie um período de teste de 1 mês com sua nova rotina. O que não funcionar na prática, adapte até que ela fique perfeita para seu estilo de vida.  

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome