Pelo menos uma vez por mês, lá está ela. As vezes acompanhada de dor de cabeça, mal humor, vontade de chorar e de atacar uma barra de chocolate sem dó, sem falar na cólica. Em outros casos, é só aquela coisa irritante que atrapalha a nossa vida por alguns dias.

Sim, estou falando da nossa menstruação.

Não tem jeito: por melhor que seja a sua relação com a sua menstruação, no mínimo ela vai te trazer mais trabalho…
Fonte: Saúde é Vital

Mas o que isso tem a ver com o nosso post? Colegas, tem muito a ver!

A última edição da Nova York Fashion Week, que trouxe tanta coisa bacana quando a gente fala de #diversidade, também serviu de palco para um alerta: a Síndrome do Choque Tóxico (ou SCT para os íntimos).

E o que é a Síndrome do Choque Tóxico (SCT)?

A Síndrome do Choque Tóxico é uma doença extremamente grave que ataca homens e mulheres, adultos e crianças. Mas uma das suas principais causas está ligada ao uso de absorventes interno, os famosos tampões (mas a gente não pode esquecer dos coletores também), e por isso, ela aparece com mais frequência em mulheres que recebem a visita da menstruação todos os meses.

Quando a gente fala de absorvente interno, estamos falando dos tampões e também dos coletores. Ambos, se não usados corretamente e trocados no tempo certo, podem causar a SCT
Fonte: Instagram

Segundo pesquisas médicas, um dos comportamentos que podem causar a SCT é quando a gente usa um absorvente interno, sem trocar ele no tempo certo.

O gineco e toda a comunidade médica recomendam que eles sejam trocados a cada 6 horas, no máximo. Mas vamos falar a verdade: as vezes, a gente tem um dia de cão. E na rotina super corrida (alguém falou ônibus e engarrafamento + trabalho + escola + ônibus e engarrafamento = dormir 4 horas por noite?), as 6 horas podem virar 7 ou 8 facilmente…

Visitar a gineco pelo menos uma vez por ano faz parte da agenda de uma garota esperta. Mesmo com a dor de cabeça que é ir na UBS, se programar vale a pena
Fonte: Instagram

Fique esperta com os sintomas

Se você perceber febre alta, pressão baixa, um pouco de confusão e tontura, dor de cabeça, vômito, diarreia, dores no corpo e vermelhidão nos olhos, corra para o hospital amiga. E mais importante: não é preciso ter todos os sintomas ao mesmo tempo para ficar preocupada. Esta é uma doença muito séria, e as suas consequências muito, muito graves.

E o que pode acontecer?

Esteja pronta para ser o mais clara possível ao chegar no pronto socorro. Infelizmente, quando os sintomas estão em um estágio muito avançado, entre 30% e 70% das mulheres com a síndrome acabam morrendo. É óbvio que esta é uma situação extrema, mas como no caso da Lauren, outras complicações dessa doença podem trazer problemas para os rins, pulmões, e por fim, a amputação da região afetada – lembrando que o canal vaginal, onde fica o absorvente, é apenas a porta de entrada para as bactérias que causam a doença. Dali, essa bactéria pode se mudar para qualquer parte do corpo.

A missão de Lauren

Lauren Wasser desfilou toda a sua beleza na Semana de Moda americana para exigir que as empresas cuidem de suas clientes e ajudem a evitar a Síndrome do Choque Tóxico
Fonte: Instagram @theimpossiblemuse

Lauren Wasser, modelo americana que hoje tem 29 anos, usou a sua influência durante o evento para promover o bem. Ela, que foi vítima da SCT em 2012, e teve as duas pernas amputadas (a primeira delas naquele ano, a segunda em janeiro de 2018), mostrou que não é porque a vida lhe passou uma rasteira, que vai se deixar abater.

Lauren, com a sua história de vida, entrou em campanha para que as fábricas de absorventes internos sejam mais claras, e digam pro mundo inteiro que tipo de material elas usam para fabricar os seus tampões e o que elas podem fazer para diminuir a chance dessa síndrome atacar as mulheres que usam estes produtos.

Não se esqueça da prevenção

Não se esqueça que a prevenção é a sua melhor amiga para deixar essa síndrome maluca longe de você
Fonte: Instagram

Por isso amiga, não se esqueça: prevenção é a palavra chave. Mesmo que a vida esteja corrida e falte até fôlego para completar o dia, lembre-se que a sua saúde vem em primeiro lugar. Use alguns minutinhos do seu dia para trocar o absorvente e manter essa síndrome bem longe de você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here