Atualmente, todos concordam que as redes sociais são uma dar partes mais importantes das nossas vidas. Através delas nos conectamos com conhecidos, compartilhamos nossas ideias e aprendemos mais sobre vários assuntos.

Os benefícios e a facilidade que as redes sociais trazem para a nossa vida são inegáveis, mas no meio de tantas informações podemos ficar um pouco perdidas e deixar que alguns aspectos não tão legais nos afetem no dia a dia. Pesquisas atuais mostram que o Facebook, Instagram e até o Twitter podem afetar a saúde mental, principalmente dos mais jovens.

A seguir, veja algumas dicas para ter um relacionamento mais saudável com as redes sociais.

Dê uma pausa

Imagem: Rio Model

Ao contrário do que pensamos, nada de ruim ou grandioso vai acontecer se você deixar de entrar nas redes sociais durante um tempo. Estudos mostram que ficar alerta o dia todo, esperando novas notificações, pode afetar os seus níveis de ansiedade e estresse.

Tente passar alguns minutos, e depois horas, sem dar uma olhadinha nas redes. Se você tem um trabalho muito importante a cumprir, mas fica se distraindo, tente baixar aplicativos que bloqueiam seu acesso a esses sites durante um período de tempo ou, em último caso, desinstale os aplicativos do seu celular.

Não há nada de errado em ficar offline

Imagem: Matthew Henry/Burst

Você ouviu falar na expressão “FOMO”? Ela é americana e significa “Fear of Missing Out”, ou medo de estar perdendo algo. Isso acontece quando vemos fotos de pessoas se divertindo e ficamos tristes, porque não estamos fazendo nada especial no momento. É isso que leva você a ficar sempre conectado, procurando saber de tudo.

Nessas ocasiões, você precisa lembrar que é impossível participar de todos os eventos e ver tudo que está acontecendo, não há nada de errado em tirar um tempo para você mesma.

Ninguém é perfeito

Imagem: Nicole De Khors/Burst

Isso é algo que todos nós sabemos, mas fica difícil lembrar vendo alguns perfis na internet. Ninguém tem uma vida perfeita 24 horas por dia. Nas redes sociais a maioria das pessoas apenas compartilham seus “melhores momentos”, isso não significa que elas não passam por dificuldades e inseguranças, assim como você.

O mesmo acontece com as influencers no Instagram, algumas já até mesmo falaram sobre como a necessidade de parecer perfeita pode afetar sua saúde física e mental. Então, não se compare com pessoas “perfeitas” e tente seguir aquelas parecidas com você.

Faça parte do que te faz bem

Imagem: Matthew Henry/Burst

Você não tem obrigação nenhuma de estar presente em todas as redes sociais. Se você fica insegura vendo fotos de outras pessoas no Instagram, você não precisa continuar na rede social apenas por obrigação. Se você acredita que cortar uma rede social de vez da sua vida vai ser bom para a saúde, não tenha medo de fazer isso.

Esteja apenas onde você se sente segura e acolhida, mesmo que isso signifique cortar todas as redes sociais por um tempo. Além disso, passar um tempo fora da internet vai trazer uma perspectiva melhor do mundo ao seu redor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome