Quer dicas para ter uma vida mais sustentável? Hoje trouxemos algumas para você! Muitas pessoas comentem o erro de achar que contribuir para tornar a Terra um lugar sustentável é uma tarefa muito complicada, o que não é verdade.

Afinal, pequenas ações no dia a dia simples de serem adotadas, além de ajudarem o meio ambiente, vão melhorar a sua vida em vários aspectos! Quer saber mais? Continue lendo nossa matéria.

1. Dicas para ter uma vida mais sustentável: use menos recursos em geral

Dicas para ter uma vida mais sustentável : use menos recursos

Nós vivemos em uma sociedade onde tudo é consumido em excesso, pois isso significa sucesso financeiro. Porém, para ter uma vida mais sustentável e saudável é necessário abrir mão desse hábito tóxico para todos nós.

Quando você for comprar algo, primeiramente pense: “eu realmente preciso disso?”. Se você estiver em um supermercado, por exemplo, não compre alimentos que você sabe que serão desperdiçados com o tempo.

Veja também: Como montar um guarda-roupa cápsula.

2. Economize energia elétrica

Diminua seu consumo de energia para ter uma vida mais sustentável

Você sabia que 65% da energia elétrica no Brasil vem de usinas hidrelétricas? Então, esta é uma ótima dica, porque além de ajudar o meio ambiente, você vai economizar na conta de luz no final do mês!

Existem muitas formas simples de fazer isso. Primeiramente, aposte em trocar todas as lâmpadas da sua casa por LED. Elas são mais econômicas, eficazes e têm duração maior. Depois, nunca se esqueça de apagar luzes e desligar aparelhos domésticos quando sair dos cômodos da casa. Parece algo inofensivo, mas criar esse hábito é muito importante. 

3. Encontre formas alternativas de transporte

Encontre meios de transporte melhores para o meio ambiente.

Quando você mora em uma cidade grande, às vezes, tudo que queremos é um carro para facilitar o cotidiano. Porém, esse é um dos maiores obstáculos para viver uma vida sustentável.

De acordo com um estudo feito em 2017 pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa na cidade de São Paulo!

Dessa forma, encontrar meios alternativos de se locomover é essencial para quem quer contribuir para um mundo sustentável. Caminhar e pedalar, além de causarem nenhum impacto, são ótimos para saúde. Ônibus, metrô e trens também são alternativas melhores para o meio ambiente.

4. Tenha sua própria horta em casa

Uma dica incrível é ter sua própria horta.

Você já admirou alguma foto no Pinterest com uma horta caseira? Então saiba que ela também é uma dica muito legal para ter um dia a dia mais sustentável, além de fazer bem para sua saúde.

Nós sabemos desde e a infância o quanto é importante comer frutas, verduras e ervas. Porém, nos últimos anos, o uso de agrotóxicos tem prejudicado a qualidade dos alimentos, além de todo o meio ambiente.

Ter uma horta caseira, mesmo que pequena, vai garantir alimentos saudáveis na sua dieta.

5.  Reduza, reuse e recicle

Reduza, reuse e recicle são os lemas para uma vida mais sustentável

A vida sustentável tem como lema essas 3 palavras que já dizem tudo por si só. Reduza ao máximo seu consumo de bens materiais. O que não for possível reduzir, como, por exemplo, garrafas de vidro, você pode reutilizar em algum projeto de decoração ou até mesmo começar sua horta!

Legal, não é? O que no final precisar ser descartado deve ser levado até um ponto de reciclagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome