No Brasil, quando pensamos em Páscoa, pensamos em chocolates distribuídos por um coelho bonzinho. No resto do mundo, as tradições variam, e muito!

Dê uma olhada no que rola nesses países!

Polônia e Hungria

Esses dois países compartilham uma tradição única, que é celebrada na segunda-feira seguida do domingo de páscoa. Tradicionalmente, neste dia, as mulheres devem ficar atentas, pois os homens estarão andando por aí com água perfumada em pequenas garrafas (ou até baldes), pois o objetivo é espirrar perfume nas mulheres! Eles ainda ganham um beijo ou um ovo pintado (nesses países ainda existe a tradição de pintar ovos a mão).

Tradição de Páscoa na Hungria.

Em Polonês: Śmigus-dyngus / Em Húngaro: Vízbevető

A Tradição é levada a sério até hoje!

Portanto, mulheres que estão por essas regiões do leste europeu, muito cuidado na segunda-feira!

Haux, França

Haux é um pequeno vilarejo no interior da França, com apenas 770 habitantes. A tradição de páscoa por lá é datada desde tempos de Napoleão. A cidade se mobiliza para fazer um omelete gigante, com mais ou menos 4500 ovos, que será dividido com a população toda da cidadezinha.

Omelete gigante de Páscoa em Haux, França

Países Nórdicos

Em alguns países nórdicos, como a Suécia e a Finlândia, a Páscoa é celebrada de um jeito mais parecido com o que conhecemos por Halloween. Nessa época, é normal as crianças se vestirem de bruxas e pintarem o rosto com tintas coloridas. Parte da tradição também envolve criar grandes fogueiras, para que as chamas mantenham os espíritos malignos distantes.

Páscoa nos países nórdicos!

Espanha

Na Espanha, a grande parte da população é muito católica. Existe uma tradição forte de realizar uma procissão pelas ruas das cidades, onde os participantes são chamados de nazarenos e carregam velas e cruzes em silêncio completo. Alguns inclusive cobrem a cabeça e vestem trajes dramáticos, que chegam a ser assustadores!

Nazarenos em procissão religiosa de Páscoa na Espanha

India

Na India, a Páscoa é associada ao início da primavera e um grande festival das cores é celebrado, o chamado Holi – Festival das Cores.

Neste festival as pessoas comemoram o fim do inverno e a chegada da estação mais colorida do ano! Neste dia não há divisões de castas e todos festejam juntos a céu aberto!

Holi Festival na India

Grécia

Se você está de passagem pela Grécia, especialmente no domingo de Páscoa, cuidado com a cabeça!

Os gregos são famosos por quebrarem pratos em seus casamentos. Mas na Páscoa eles também costumam jogar potes de barro pela janela! O objetivo da tradição é fazer muito barulho com a quebradeira e afastar o mal.

Tradição de Páscoa na Grécia: jogar potes de barro pela janela!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome