Quer conhecer alguns passeios gratuitos no Rio de Janeiro? Então você está com sorte, pois a cidade maravilhosa tem várias atrações para quem quer conhecer lugares incríveis sem gastar nada!

Leia a seguir um roteiro especial com 10 passeios gratuitos que você não pode perder.

passeios gratuitos no Rio de Janeiro
Imagem: Mark Pegrum – Praia da Barra da Tijuca

1. Praias no Rio de Janeiro

Primeiramente, é impossível falar dos passeios gratuitos no Rio de Janeiro sem destacar o que atrai milhares de turistas todos os anos: as praias da cidade. Estes pontos turísticos como, por exemplo, a Praia de Ipanema, Copacabana e a Barra da Tijuca são completamente abertos ao público.

2. Trilha do Pão de Açúcar

Não é segredo que algumas atrações do Rio, como o Bondinho do Pão de Açúcar, são bem caras. No entanto, você sabia que é possível chegar ao lugar de graça? A Trilha do Pão de Açúcar pode ser feita em 40 minutos e leva a um dos pontos mais conhecidos da cidade!

Um dos passeios gratuitos no Rio de Janeiro é a Pedra do Arpoador
Vista da Pedra do Arpoador

3. Pedra do Arpoador

Porém, se o seu objetivo é apreciar os famosos pores do sol no Rio, coloque visitar a Pedra do Arpoador como prioridade no seu passeio. Afinal, ela é conhecida como o melhor lugar para apreciar o entardecer! Além disso, a visita é gratuita.

4. Escadaria Selarón

Você definitivamente conhece a Escadaria Selarón, pois ela já foi até cenário para videoclipes internacionais! No entanto, poucos sabem a sua história e o fato que ela é aberta a todos. Então, não deixe de visitá-la e fazer fotos incríveis.

A Lagoa Rodrigo de Freitas é outro passeio aberto no Rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas

5. Lagoa Rodrigo de Freitas

Assim como as praias do Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas é outro passeio muito conhecido e aberto a todos. Todos os dias várias pessoas aproveitam para praticar esportes, fazer piqueniques ou apenas relaxar nos arredores, afinal, é um dos lugares mais bonitos da cidade.

6. Parque Lage

O Parque Lage é um ponto turístico gratuito que você precisa conhecer no Rio de Janeiro. Lá é possível visitar o famoso casarão e jardim com vista para o morro do Corcovado. 

O Centro Cultural Banco do Brasil tem sempre atrações gratuitas
Centro Cultural Banco do Brasil

7. Centro Cultural Banco do Brasil

A maioria dos museus do Rio tem dias gratuitos para visita, porém, no Centro Cultural Banco do Brasil a entrada é gratuita durante o ano todo! Sempre é possível encontrar exposições interessantes que valem sua visita ao local.

8. Visita guiada pelo Centro Histórico e Lapa

Acha que visitas guiadas não valem a pena? Então você não conhece a Rio Free Walking Tour. Este grupo oferece um passeio de três horas pelo Centro Histórico do Rio, com o custo de apenas uma contribuição ao projeto.

O Mosteiro de São Bento é um passeio cultural gratuito no Rio
Imagem: Fernando Stankuns – Mosteiro de São Bento

9. Mosteiro de São Bento

Para os amantes de arquitetura e locais históricos, uma visita ao Mosteiro de São Bento é indispensável. Afinal, o conjunto arquitetônico do século XVII é capaz de tirar o fôlego de qualquer visitante. 

10. Trilha do Morro Dois Irmãos

Por fim, não podemos deixar de citar a famosa Trilha do Morro Dois Irmãos. Ela é um passeio relativamente fácil, para quem já fez trilhas, e dá acesso a uma das vistas mais incríveis de todo o Rio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here