Acne em adultos: saiba o que pode causar essa condição de pele

627

Quando pensamos na acne ou espinhas, como é popularmente conhecida, geralmente relacionamos essa condição aos adolescentes, que são mais propensos a serem afetados por conta dos hormônios que estimulam as glândulas sebáceas nessa idade.

Mas isso não significa que pessoas com mais de 18 anos estão livres dessa condição, pesquisas apontam que 40% dos adultos também sofrem com o problema, sendo mais comum nas mulheres. Então, se você está entre os afetados pela acne, veja a seguir algumas das possíveis causas para a condição.

Hormônios

A modelo Kendall Jenner já assumiu ter acne

Sim, os mesmos vilões dos adolescentes podem ser a causa da acne em adultos. Se você costuma ter muitas espinhas na região do queixo e da mandíbula, pode significar que seus hormônios estejam desregulados.

Para as mulheres, é muito comum que isso ocorra antes ou durante a menstruação, mas, se é um problema constante, pode significar alterações ovarianas, como a síndrome dos ovários policísticos, que afeta muitas mulheres e é tratada com um profissional.

Cosméticos

Uma base pode ser perfeita e cobrir todas as imperfeições do rosto, mas isso não adianta nada se ela não ajuda a manter sua pele saudável. Espinhas que aparecem principalmente na zona T, ao redor dos olhos e bochechas podem ser causadas por cosméticos que você utiliza.

Preste atenção no seu tipo de pele. Se for oleosa ou mista, é bem possível que maquiagens a base de óleo piorem sua tendência à acne. Para fazer o teste é simples: pare de usar o produto que te deixa desconfiada durante um tempo, e veja se a acne continua ou não a surgir.

Produtos para a pele

A atriz Lili Reinhart mostrando como cuida da acne

Como já falamos em vários posts aqui na Rio Magazine, cuidar do rosto do jeito certo é essencial para todas as mulheres. Dormir de maquiagem ou usar produtos que não são adequados para o seu tipo de pele são atitudes que só contribuem para o surgimento de acne e cravos.

Nunca se esqueça do ritual básico: lave o rosto duas vezes ao dia e use hidratante e protetor solar antes de sair de casa.

Estresse

Faça exercícios para relaxar no dia a dia

O estresse é outro vilão quando falamos de hormônios que controlam a acne. Quando você está sobrecarregada de trabalho ou ansiosa para algum compromisso, o seu corpo produz uma quantidade maior do hormônio cortisol, que pode favorecer o surgimento das espinhas.

Por isso, mesmo com um dia a dia corrido, tente fazer alguma atividade que te deixa mais calma e focada.

Alimentos

Quem consegue resistir a comer uma comida mais gordurosa de vez em quando, certo? Mas, de acordo com nutricionistas, alguns alimentos estão ligados ao surgimento da acne. Por exemplo, é comprovado que carboidratos como pão, massas e doces podem deixar pele mais propensa à acne.

Já alimentos com vitaminas A, E e B têm o efeito contrário e podem servir como um “detox” para a pele. Além disso, não esqueça de tomar água, o melhor hidratante natural para o corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome