Você já ouviu falar de Valentina Sampaio? Se não, fique atenta, porque esse nome ainda vai chamar muita atenção no mundo da moda. Valentina é a primeira modelo trans da Victoria’s Secret!
Quem deu a notícia foi a própria modelo, que divulgou um vídeo e uma imagem nos bastidores de uma sessão de fotos para a grife, com a mensagem: “Nunca deixem de sonhar”.
Quem é Valentina Sampaio?

Assim como muitas modelos, Valentina é de origem humilde. Ela nasceu em Aquiraz, uma cidade pequena localizada no litoral do Ceará.
Desde criança, já se identificava como mulher e conta em entrevistas que seu gênero sempre foi respeitado pela família.
“As pessoas na minha cidade natal sempre me trataram com normalidade. Sempre fui uma garota e nunca me senti de maneira diferente”, contou a modelo em entrevista ao site BuzzFeed News.
Valentina lembra que amava posar para fotos e imitar personagens de novelas. Assim como outras meninas, sonhava em ser modelo, porém acreditava ser um sonho tão grande que jamais poderia ser concretizado.
Começo de carreira

Apesar de não acreditar em um futuro como modelo, Valentina decidiu trabalhar com moda. Ela foi para Fortaleza, onde começou a estudar com objetivo de se tornar estilista.
Lá, conheceu pessoa na indústria que a incentivaram a procurar trabalhos como modelo. Em pouco tempo, precisou trancar o curso para poder focar na carreira.
Mas nem tudo foi fácil, durante um de seus primeiros trabalhos como modelo profissional, em 2014, ela foi demitida por uma marca que alegou ser “conservadora” e que seus clientes não aceitariam uma modelo trans.
Ela quase desistiu da carreira por conta da rejeição de marcas como essa, mas decidiu persistir apesar das dificuldades.
Primeira modelo trans na capa da Vogue

A carreira de Valentina cresceu em uma velocidade incrível! Ela fez trabalhos em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo e, depois, partiu para consolidar sua carreira no exterior.
Em 2017, foi convidada para ser capa da Vogue Paris, o que já seria uma grande honra para qualquer modelo. Porém, nenhuma edição da Vogue, em qualquer lugar do mundo, já havia colocado uma modelo trans na capa. Foi assim que Valentina fez história!
Ela logo ganhou popularidade ao redor do mundo e foi convidada para estampar outras revistas como a Vogue Alemã e a Vogue Brasil.
modelo trans chegando na Victoria’s Secret

Agora, Valentina Sampaio é a primeira modelo trans da Victoria’s Secret, e suas colegas de profissão e mulheres trans enviaram mensagens de apoio e comentários mostrando o quão felizes estavam com a notícia.
A contratação da modelo, com certeza, é um grande passo para que a Victoria’s Secret se torne uma marca mais aberta a diversidade, algo que modelos e consumidoras vêm exigindo há anos.

“Receber uma resposta tão grande e calorosa de tantas pessoas me deixou muito feliz”, disse a brasileira para o site Vogue. Ela também garantiu que está muito feliz em fazer parte da marca e que vai continuar lutando para quebrar barreiras na moda.
“Imagine um mundo onde não seja novidade que uma modelo transgênero tenha sido contratada por uma marca”, disse Valentina. “Isso não seria incrível”?!
SAIBA MAIS: