Quem vê as fotos do desfile, ou tem o privilégio de sentar e assistir ao vivo, NEM IMAGINA o caos que rola nos bastidores para fazer tudo aquilo acontecer.
A entrada da modelo pode durar apenas alguns segundos, mas a composição do look completo é fruto de trabalho árduo envolvendo uma baita equipe.
Estamos falando de estilistas, maquiadores, costureiros, designers, cabeleireiros, manicures, pedicures, retoques finais e claro, o trabalho da modelo para estar ali bela e formosa aguentando o tranco!
Em alguns desfiles, a mesma modelo é escalada para diversas apresentações, então ela precisa fazer trocas de roupas, maquiagem e cabelo em questão de minutos! É o que eles chamam de “cruzamento”, quando a maioria das modelos do desfile anterior participa do seguinte.
Quando falamos de semanas de moda, aí o caos é ainda maior.
“A gente chega quatro horas antes e em meia hora tem que fazer dez pessoas. É uma loucura, uma correria”, conta funcionária do backstage.

Há quem admire mais o backstage (bastidores) que o desfile em si.
Os fotógrafos amam o backstage!
Pois é nesse momento que eles conseguem os cliques mais sensacionais, aquela foto indiscreta, aquele flagra cheio de emoção, fotos de pessoas ainda pessoas, sem a aura do glamour e o endeusamento da passarela.

Como é o preparo para o Desfile?
As modelos, dias antes, fazem a prova de roupas para ver quem ai usar o quê. E no dia do desfile, elas chegam bem antes pra fazer cabelo e maquiagem.
Aliás maquiagem e o cabelo devem estar de acordo com a proposta do desfile, por isso esses quesitos são deixados sob responsabilidade de profissionais altamente qualificados, alguns verdadeiros artistas.
Modelo não pode ter frescura e nem pode ficar tímida na hora de se despir e se trocar na frente dos outros. Não há tempo pra isso. Tudo deve ser feito muito rápido pois a passarela não pode ficar vazia, o público não pode ficar esperando.
Um desfile exige muita preparação e organização, mas o momento de glória dura apenas uma média de 15 e 20 minutos.
O clima do backstage
Nervosismo, correria, barulho. São araras de roupas de um lado para o outro, um entra e sai de gente, barulho de secador, fotógrafos, maquiadores jornalistas, blogueiros, uma área para comida, outra para beleza. Trabalho não falta.

Foto: Gustavo Scatena
As modelos ficam sentadas pelas escadas e corredores checando seus celulares ou lendo: “A gente sempre chega umas cinco horas antes do desfile para dar tempo de todas fazerem cabelo e maquiagem. Até a hora de subir na passarela tem muita espera e cansaço. É sempre bom ter um livro e uma comida na bolsa, contam as modelos.