As modelos plus size vêm conquistado cada vez mais oportunidades dentro do mundo da moda. Afinal, já passamos da época em que o único biótipo aceitável para modelos era um corpo magro.

O mercado enfim compreendeu que é preciso representar todas as mulheres se quiser fazer sucesso atualmente! E as modelos plus size são responsáveis por demonstrar isso na indústria.

Porém, se você se interessa em ter uma carreira bem-sucedida de modelo, saiba que é necessário cumprir exigências e requisitos do mercado de trabalho, assim como qualquer outra profissão.

A seguir, veja nosso guia especial para todas que desejam entrar para o mundo da moda plus size, suas exigências e oportunidades incríveis!

Modelos plus size: como entrar no mercado?

Modelos plus size podem trabalhar como modelos fotográficas
Modelos plus size também seguem exigências do mercado

Primeiramente, é preciso lembrar que o trabalho das modelos plus size é demonstrar como uma peça de roupa ou acessório ficará no corpo de outras mulheres com medidas semelhantes. Por isso elas também devem seguir algumas exigências do mercado relacionadas à altura, peso, etc. 

Uma modelo plus size que se encaixa no perfil das marcas pode trabalhar em diversas áreas como por exemplo:

  • Área Comercial;
  • Modelo Fotográfica;
  • Modelo de Prova;
  • Passarela/Fashion.

Algumas áreas possuem mais demanda do que outras. Diversas modelos plus size fazem muito sucesso, por exemplo, trabalhando como modelos comerciais para marcas de roupas. No entanto, na categoria de passarela/fashion, muitas grifes ainda não se abriram para a mudança nos padrões de beleza.

Para se tornar uma modelo plus size de sucesso em qualquer área de trabalho, é preciso ter muita dedicação, saber ouvir críticas construtivas durante a carreira, além de contar com a ajuda de seus amigos, familiares e, sem dúvida, uma agência de confiança.

Antes de dar seus primeiros passos como modelo, também é preciso estudar como o mercado funciona e conhecer a fundo suas exigências, para então ter certeza que você pode se dedicar à profissão.  

Quais são as exigências para modelos plus size?

Modelos plus size - exigências e oportunidades
Imagem: Dailymail

Conhecer as exigências para modelos plus size é muito importante para quem está iniciando a carreira. Afinal, apenas conhecendo as preferências do mercado você poderá se dedicar a atendê-las e descobrir qual categoria é ideal para você.

A seguir, veja os principais requisitos do mercado para esta profissão.

Medidas

A categoria de modelos plus size inclui mulheres com medidas do 44 até 62. Porém, de acordo com as agências, a maioria das marcas procura por mulheres com manequim do 46 ao 52 para representar seu público.

Obviamente existem exceções, como a modelo internacional Tess Holliday que tem manequim 58, pesa 118 quilos e possui uma carreira de muito sucesso, apesar de sair do “padrão”. A brasileira Mayara Russi, com um manequim 52, também é outro exemplo de sucesso na área.

Uma modelo plus size tem oportunidade em várias áreas
Imagem: Rio Model/ Modelo Rayanne Gondim

Altura

A altura também é outra exigência conhecida para as modelos. O mercado plus size procura mulheres com 1,65 até 1,90 m para realizar trabalhos. Já as modelos com mais de 1,70 m têm uma possibilidade maior de participar da categoria de moda fashion/desfile.

Também existem diversas exceções nessa área. Modelos com menos de 1,70 m podem desfilar para grifes, tudo depende do que a marca procura durante um casting.

Outros requisitos

Existem outros detalhes extremamente importantes para as mulheres que desejam ser modelos plus size. O mercado prefere modelos que tenham medidas proporcionais, ou seja, um corpo com curvas.

Outro detalhe que conta muitos pontos, tanto para agências quanto para marcas, são corpos bem cuidados, uma aparência saudável e cabelos bonitos. Afinal, no mundo da moda é importante mostrar uma boa aparência, independentemente de suas medidas.

Oportunidades na carreira de modelo plus size

Modelo Caroline Patrão na passarela
Modelo Caroline Patrão na passarela

Para quem quer começar uma carreira, existem muitas oportunidades para modelos plus size atualmente! Quem acompanha o mundo da moda sabe que diversas revistas, grifes, designers, entre outros estão apostando em castings cada vez mais diversos.

E as oportunidades para estas modelos não se resumem apenas a realizar campanhas nacionais, mas também internacionais!

Em busca de novas oportunidades de trabalho, você pode viajar para diversos países, como a modelo Caroline Patrão, da agência de modelos Rio Model, fundada pela modelo internacional Sandra Passos.

Modelo plus size Caroline Patrão da Rio Model
Modelo Caroline Patrão

Caroline começou a carreira de maneira inesperada e conseguiu a oportunidade de trabalhar na China em 2017. “Trabalhei para grandes marcas, fui pra Beijing, Shanghai, aprendi muita coisa e superei muita coisa!”, contou a modelo plus size para a revista.

Então, se você deseja entrar para a profissão, saiba que existem muitas oportunidades, assim como existe concorrência. Dessa maneira, será necessária muita dedicação para se destacar no meio.

Como já dissemos, a vida de modelo exige muito trabalho, estudo e está longe de ser cheia de glamour como parece muitas vezes. Mas, se você for uma boa profissional, poderá construir uma carreira incrível!

Para saber mais sobre o mundo das modelos, siga a Rio Magazine nas redes sociais!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here