O inverno pode ser uma época incrível para todas as mulheres que gostam de usar várias camadas de roupas e andar na rua sem se preocupar com o estado da maquiagem. Mas junto com o frio também vêm alguns probleminhas chatos na hora de cuidar do rosto e do corpo.

Nessa época do ano nossa pele pode ficar bem mais seca e irritada e pode até ter problemas mais graves, como alguns tipos de dermatite. Por isso, é necessário redobrar os cuidados e sempre se lembrar que a hidratação é a chave para uma pele bem cuidada no inverno.

  • Não tome banhos tão quentes.
Imagem: BURST/ Sarah Pflug

Essa é talvez a dica mais difícil de seguir, já que as vezes no inverno o que mais queremos é ficar debaixo da água quente e sem horário para sair. Mas o calor do banho afeta a queratina que é uma proteína importante quando falamos de pele, cabelo e até mesmo das unhas.

Além de danificar e irritar a pele, banhos muito quentes podem piorar a acne em quem é propenso a ter esse problema.

A melhor opção nesse caso é evitar banhos muito quentes e optar por usar água morna no cotidiano. Diminuir o tempo do banho também é outra opção, para quem não abre mão do banho quente.

  • Sempre use hidratante!
Imagem: BURST/ Samantha Hurley

Na verdade, essa é uma dica para o ano todo, mas no inverno ela é essencial, já que a nossa pele resseca com mais facilidade.

Uma boa dica é criar a rotina de passar hidratante sempre após o banho, assim a pele irá absorver melhor o produto. Mas escolha o seu hidratante com sabedoria, pois alguns ingredientes podem piorar o ressecamento da pele. Para o corpo, são recomendados ingredientes como manteiga de karité, óleo de amêndoas e ureia a 10%.

Se você ficar com preguiça ou muito frio para passar hidratante após sair do banho, é legal investir em sabonetes com ação hidratante e nos hidratantes para banho com enxágue.

  • Não esqueça de beber água.

Essa é outra dica muito importante para todas as épocas do ano. Nós temos a tendência de esquecer de tomar água no inverno, porque queremos tomar coisas mais quentes como chá e café.

A água é um ingrediente essencial para a pele, trazendo a hidratação de dentro para fora. O ideal, de acordo com médicos, é beber 1,5 a 2 litros de água por dia. Então crie esse hábito que só vai trazer benefícios para sua pele e corpo.

  • Tenha uma boa dieta.
Imagem: BURST/ Brodie Vissers

Ingerir alimentos saudáveis, fontes de vitaminas e minerais e com alto teor de água, ajudam a manter uma pele hidratada no inverno. Melancia, melão, maçã, laranja e vegetais como aipo, tomate, pepino, abobrinha e cenoura além de gostosos e saudáveis, são recomendados na dieta de inverno.

  • Retire as células mortas.
Imagem: BURST/ Nicole De Khors

É um erro comum achar que o esfoliante só irá ressecar mais a pele, mas no inverno é muito importante remover as células mortas. É preciso tomar cuidado apenas para não exagerar na frequência.

Esfoliar o rosto e o corpo uma vez por semana é o ideal de acordo com dermatologistas. Utilize produtos específicos para o seu tipo de pele e evite o uso de buchas, já que elas podem retirar a gordura que serve de proteção para a pele.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here