Quem sofre com oleosidade sabe que não é qualquer cosmético que cai bem na pele.
Inclusive, muita gente acaba desistindo de aplicar qualquer produto na pele, pois existe um tabu de que óleos e hidratantes deixam a pele oleosa ainda pior.
Neste post vamos te provar o contrário e deixar algumas sugestões dos componentes ideias para controlar a oleosidade do rosto.
Vamos falar sobre o efeito rebote
Algumas pessoas vão ao extremo e acreditam que removendo a película oleosa da pele drasticamente vão resolver o problema. Bem, a solução é momentânea, pois a natureza da nossa pele entende esses tratamentos como extremismos e os sinalizadores de nossa pele ficam em alerta para produzirem ainda mais óleos – e isso é o que chamamos de efeito rebote – quando removemos toda a camada de óleo da pele e nosso corpo entende como um sinal para produzir mais, e em dobro.
Tratamentos extremos de limpeza facial que removem a hidratação natural da pele, sem que uma re-hidratação seja feita logo em seguida, causa o efeito rebote.
Há ainda outros fatores que atrapalham a saúde da pele.

Fatores que estimulam a oleosidade
- Cosméticos inadequados para o seu tipo de pele;
- Cosméticos não aprovados por órgãos reguladores;
- Alimentação rica em carboidratos (eles estimulam a produção de glândulas sebáceas!);
- Estresse;
- Cigarro;
- Alcool;
- Poluição;
Sabemos que a vida em grandes cidades nos coloca em contato direto com a poluição, mas há como encontrar um balanço entre todos os fatores. Lembrar que o irresistível álcool do final de semana vai dilatar seus poros e a dieta fica em carboidratos pode causar inflamações na sua pele podem te ajudar a fazer escolhas mais sábias.
Controlando esses fatores, sua pele com certeza terá uma aparência muito melhor.
Para pele oleosa, alguns ingredientes são essenciais
Lembre-se, a hidratação é a chave para controlar a oleosidade da sua pele.
Neste post nós recomendamos alguns hidratantes específicos para cada tipo de pele.
Seguindo a rotina básicas de cuidados da pele:
- Limpeza 2 vezes por dia
- Tonificação
- Hidratação
- Protetor Solar
- Maquiagem (se for o caso)
Limpeza e Tonifição
Use sempre água fria e géis de limpeza. Se possível, busque por produtos contendo ácido salicílico e enxofre – eles são secativos e anti-inflamatórios. Soluções micelares são uma boa pedida, pois elas servem como demaquilantes e tônicos ao mesmo tempo, e não contém óleo na fórmula.
Zinco e águas termais são ótimas para pele oleosa. Vale a pena carregar uma garrafinha de água termal na bolsa para borrifar ao longo do dia!

Hidratação
Para peles oleosas, o ideal é usar hidratantes em veículos leves, como géis e séruns (veículos são os fluidos responsáveis por ”carregar” os componentes hidratantes que vêm em pequenas quantidades).

Proteção solar
Busque protetores livres de óleo na fórmula. Versões em gel são as ideais para peles oleosas.
Procure a ajuda de um médico Dermatologista para fazer as melhores escolhas de acordo com seu tipo de pele.