Por muito tempo, a moda foi ditada pelas elites européias e americanas. Pouco se ouviu falar de estilistas locais, ainda mais difícil ouvir falar de estilo em comunicades.

Mas as coisas estão mudando! Graças a projetos empoderadores como A Jacaré moda,, uma produtora e agência de modelos que nasceu na favela do Jacarezinho, no Rio De Janeiro.

Modelos da agência

Os trabalhos da Jacaré desafiam os padrões que estamos acostumados a encontrar por aí.

Nascida dentro da favela, “traz a voz de quem já foi muito silenciado” e busca a beleza da periferia, daqueles que seriam imediatamente rejeitados pelo seletivo mundo da moda.

O fundador do projeto se chama Júlio César, que enxergou a oportunidade quando estava faxinando um condomínio e encontrou uma pilha de revistas de moda descartadas.

“A moda tem que fazer você se aceitar”

Jacaré também é moda

A cena o inspirou a organizar concursos para selecionar modelos dentro da própria comunicada.

No início, os concursos buscavam modelos altas e magras dentro da favela, seguindo o perfil passarela e capa de revista. Hoje a empresa foca em quebra de barreiras e conta com um variado time de modelos.

São belezas diversificadas, tamanhos, peso e alturas fora dos padrões.

A Jacaré faz parte do movimento que abre espaço ao diferente, tornando o mundo fashion mais democrático, inclusivo.

A moda da resistência

A favela esbanja talentos

O vídeo abaixo conta um pouco do estilo da agência, também considerado uma voz da resistência.

Este filme conta a história de três modelos do Jacaré Moda: Caio, Camila e Natália. Muitas vezes discriminados pelas suas origens, eles olhavam para a moda como uma maneira de aprender, redescobrir sua auto-estima, desenvolver seu talento e originalidade.

Através de suas histórias, eles se expressam como uma força de mudança e como indivíduos que resistem à idéia de que as favelas são apenas um lugar de pobreza e violência.

“Fundada há 15 anos no Jacarezinho – uma das maiores favelas do Rio de Janeiro – a Jacaré Moda é uma agência de modelos que está transformando a indústria da moda brasileira, desafiando padrões e normas, e trazendo jovens de periferia para a moda”.

A Jacaré Moda combina com os ideias da Rio Model, que busca belezas variadas, sem se prender aos padrões do mundo fashion.

Um viva a diversidade!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome