Você sabia que existem bolsas de estudo no exterior que oferecem até 100% dos seus estudos pagos? Assim, você pode viajar para diversos países ao redor do mundo que oferecem vagas para alunos estrangeiros!

Essa é uma ótima oportunidade para quem quer viver uma experiência incrível em outro país, assim como se especializar em sua área de estudo. Quer saber mais sobre as bolsas no exterior? A seguir, leia alguns fatos sobre elas.

Bolsas de estudo no exterior : o que você precisa saber

Quais são benefícios das bolsas de estudo no exterior?

Os benefícios das bolsas variam muito de acordo com o programa e universidade que você escolher. Algumas oferecem todos os custos pagos para os estudantes, ou seja, as passagens, o curso, a acomodação e o seguro saúde. Já outras oferecem apenas o curso completo.

Existe ainda outra opção, que são as bolsas que cobrem apenas parte do valor do curso. 

O preço varia em cada país

Falando de valores, você precisa saber que as bolsas de estudo no exterior cobrem um valor considerável. Nos EUA, por exemplo, uma bolsa de graduação pode chegar a 50 mil dólares, ou seja, 200 mil reais!

Para outros países na Europa, o preço é menor, cerca de 35 mil dólares. Contudo, não existem tantas bolsas disponíveis.

Leia também: 5 países para mulheres que querem viajar sozinhas.

Bolsas de estudo no exterior costumam ser muito concorridas

As bolsas de estudo são concorridas

Sabendo dos valores e benefícios das bolsas de estudo para o exterior, não é difícil imaginar porquê elas são concorridas. No entanto, não é impossível conseguir uma! Tudo vai depender da sua dedicação e foco no objetivo.

Na hora de se candidatar, não tenha medo de entrar em vários processos seletivos diferentes. Dessa maneira você terá mais chances de ser selecionado. Além disso, os processos de seleção são gratuitos! 

O processo é demorado

O processo para conseguir uma bolsa de estudo pode ser longo. Assim com uma entrevista de emprego, na maioria dos programas para estudantes você passará por testes e entrevistas.

Mas, ao final do processo, a recompensa vai valer a pena. Afinal, você pode entrar para uma universidade internacional com todos ou metade dos custos pagos!

Você precisa estar com documentação em dia para se candidatar às bolsas

Documentação é essencial

Como para qualquer viagem internacional, estar com sua documentação em dia é essencial na hora de buscar bolsas no exterior. Passaporte, histórico escolar, certificados e diplomas, são apenas alguns dos documentos exigidos.

Além disso, você vai precisar de uma carta de recomendação, ou seja, uma carta escrita por ex-professores ou orientadores e uma carta de apresentação.  

Você precisa estar no nível avançado do idioma

Tirando os cursos de idiomas, você precisa comprovar que está no nível no mínimo avançado para conseguir uma bolsa em um país estrangeiro. Já que a maioria das aulas é dada no idioma do país escolhido ou em inglês. 

Além disso, você irá se mudar para um local onde as pessoas falam uma língua diferente. Então certifique-se de saber o nível de idioma necessário.

Pesquise antes de se inscrever em programas do exterior

Cheque se o programa é de confiança

Diversos programas são oferecidos para estudantes que querem bolsas, porém tome cuidado para evitar oportunidades falsas. Pesquise muito antes de se inscrever em algum programa e até procure por pessoas que já participaram dele para tirar dúvidas.

Lembre-se, as bolsas internacionais são muito concorridas, então desconfie de “oportunidades milagrosas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome