Na semana do dia 20 de janeiro, em Paris, aconteceu a semana de moda de alta-costura, onde várias grifes realizaram desfiles mostrando suas criações mais únicas e luxuosas para 2019. Mas, entre todas as maiores grifes do mercado, quem deixou um grande impacto, não apenas por suas criações, foi o desfile da Valentino.

Comandado por Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da grife e vencedor do prêmio de designer do ano no Fashion Awards 2018, o desfile foi planejado para romper paradigmas da moda. Piccioli decidiu ir contra a cultura em que as peças de alta-costura eram feitas exclusivamente para mulheres brancas, como acontecia no passado, por isso levou 38 modelos negras para desfilarem as criações da grife!

Imagem: Pixelformula/SIPA/REX/Shutterstock

Entre os espectadores estavam estilistas renomados como Raf Simons, Clare Waight Keller, Giambattista Valli, Christian Louboutin, e o próprio idealizador da grife, Valentino Garavani. Celebridades também foram convidadas, como a cantora Céline Dion, que se emocionou com o desfile e chegou a viralizar na internet em um vídeo em que enxugava as lágrimas dos olhos.

Após o desfile a cantora foi parabenizar o diretor da marca pessoalmente e disse: “Você devolveu a beleza às mulheres”.

Ela não foi a única que saiu impactada pelo desfile, ele também foi muito elogiado pela crítica. A editora chefe da revista Haper’s Bazar, Justine Picardie, disse que o desfile foi transformador para todos presentes. “É muito raro ver uma coleção que evoque essa emoção coletiva no público — mas essa foi uma dessas ocasiões que uniu a todos, reconhecendo que somos muito sortudos de presenciar tanta criatividade combinada com beleza e autenticidade”, escreveu Justine.

“Para mim, significa mais do que apenas roupas”, Piccioli declarou no backstage do desfile. Ele explicou que o conceito do desfile foi criado pensando na diversidade, em como seria ver as peças de alta-costura, criadas historicamente para serem utilizadas por mulheres brancas, sendo utilizadas por modelos negras. “Hoje, a Valentino precisa ser mais inclusiva. Eu quero que as criações sejam relevantes para os dia de hoje, não para o passado”, disse o diretor.

Como geralmente as peças custam mais do que $10,000, tornar a coleção “inclusiva” foi um desafio para Piccioli. Para ele, a mudança nessa indústria, feita para a uma parte elitizada dos consumidores, precisava começar com a escolha das modelos.

Entre as 38 modelos estavam as novatas Adut Akech e Duckie Thot e também modelos reconhecidas mundialmente como Alek Wek e Liya Kebede, que também são ativistas e filantropas.

Naomi Campbell desfilando

Outra grande surpresa foi reservada apenas para o final do desfile, quando Naomi Campbell fez uma aparição na passarela da grife após 14 anos. Seu retorno foi aclamado pelo público e pela crítica, já que a modelo de 48 anos desfilou com muito estilo, usando um vestido transparente na parte de cima.

Muitas modelos e envolvidos no show utilizaram o Instagram para agradecer à Valentino e Piccioli pela experiência. “Você fez o que ninguém havia feito e acho que não consigo agradecer o suficiente por isso. Eu posso dizer honestamente que essa noite foi a primeira vez que eu estive cercada por tantas modelos negras e lindas, e o sentimento que senti nunca vou conseguir explicar com palavras”, escreveu a modelo Adut Akech para o designer.

17 COMMENTS

  1. Having read this I thought it was extremely
    informative. I appreciate you spending some time and
    energy to put this content together. I once again find myself spending a lot of time both reading
    and posting comments. But so what, it was still worthwhile!

  2. My family all the time say that I am wasting my time here at web,
    however I know I am getting know-how daily by reading thes pleasant articles
    or reviews.

  3. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who has been conducting a little
    homework on this. And he in fact bought me lunch because I stumbled upon it for him…
    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanx for spending the time to talk about this topic here on your
    blog.

  4. Oh my goodness! Incredible article dude! Many thanks, However I am going through issues with your RSS.

    I don’t understand the reason why I am unable to subscribe to it.
    Is there anyone else having similar RSS issues? Anybody who knows
    the solution can you kindly respond? Thanx!! quest bars http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest bars

  5. Hello there I am so excited I found your webpage, I really found you by error, while I was researching on Aol for something
    else, Anyways I am here now and would just like to say many thanks for a marvelous post and a all round interesting blog
    (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the moment but I have saved it and also added your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the superb work.

    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here