O Projeto Rio School surgiu com o objetivo de oferecer oportunidades de transformação e desenvolvimento à jovens brasileiros, especialmente aos moradores da periferia do Rio.

Para atingir esta meta, em Janeiro deste ano, uma seleção e workshop de modelos foram oferecidos gratuitamente em São Gonçalo, RJ.

Os 24 jovens selecionados tiveram acesso à aulas especiais e customizadas as necessidades de cada um. A Coach e fundadora da agência – Sandra Passos – dividiu toda sua experiência de anos no mercado internacional.

Larissa e Luciana foram selecionadas dar continuidade aos treinamentos na Agência em Guangzhou, China.

Os demais participantes do Grupo Rio School não foram deixados de lado.

As práticas continuaram de maneira virtual e a finalização do projeto é realizada com chave de ouro – através da construção do Portfolio das modelos, em parceria com o Fotógrafo André Joaquim

As modelos Rio School mais empenhadas conquistaram um ensaio fotográfico profissional, sem nenhum custo financeiro, afinal, ter um bom portfolio é essencial na estreia das modelos no mercado!

Nos próximos posts nós vamos dividir um pouquinho da experiência de cada uma das modelos Rio School, desde o início do Projeto até agora!

Vamos lá?

Entrevista com Jhessica Soares e Thayane Costa

Rio Model: Não foi fácil chegar até aqui. O que você diria para os jovens que estão lendo essa entrevista agora e admirando esse ensaio maravilhoso?

 Jhessica: Meninas, não desistam dos seus sonhos! A caminhada é longa, é dura, difícil, mas vale a pena se sentir realizada! Essa etapa é um pedaço do meu sonho e ele é do tamanho do mundo. Eu sei que quando eu chegar lá vou me sentir mais realizada do que já estou. Foi muito treinamento de poses e expressão facial, dedicação, paciência e insistência, não desistam pois vale muito a pena!

Thayane: Pode parecer distante, mas todos os nossos sonhos estão na palma de nossas mãos, temos que conseguir enxergar isso e correr atrás! A única coisa que cai do céu é chuva, não pense “porque vou tentar? será inutil” ou “não vou conseguir”  – vencer ou perder só depende de nós mesmos! ❤

Retratos de esperança e garra – Thayane e Jhessica – Rio School 2018 (Fotografia por Andre Joaquim)

Rio Model:  Na sua opinião, qual o maior aprendizado da Rio School, desde a seleção no Clube Tamoio, o Workshop, o treinamento online, a competição, e agora a construção do seu primeiro Portfolio com um fotógrafo incrível no Rio De janeiro?

Jhessica: Meu maior aprendizado na Rio School foi, primeiramente o da aceitação: de me aceitar do jeito que eu sou, gordinha e me ver linda, nossa, essa sensação é maravilhosa.

Aprendi como trabalhar em equipe, como lidar melhor com as pessoas, a não desistir, pois quando eu não conseguia fazer um exercício que a Sandra passava, me dava vontade de chorar! E ela vinha e falava: “vamos não desiste!”

O apoio dela foi muito bom, diria que foi inspirador, exercícios de coordenação motora, poses paradas, poses em movimentos, como devo andar, me comportar, teve a competição também que foi muito legal – era treinamento durante a semana e na sexta a gravação do vídeo com a minha evolução!

Foi bem legal e graças a isso eu consegui a sessão de fotos maravilhosa que ajudará a construir meu portfólio!

Thayane: A Rio School me ensinou muita coisa, que é possível sim! Que se dedicar é tudo! Que meu futuro só depende do meu presente e quem faz meu presente sou eu. Me ajudou a perceber que existem belezas diferentes e me ajudou a aceitar a minha! Hoje não me sinto mas feia como antes… Mas com a Sandra e a Letícia também enxerguei de forma clara que humildade vale mais que beleza.

Auto-aceitação.
Jhessica e Thayane. (Fotografia por Andre Joaquim)

Rio Model: Como o workshop com a Sandra Passos e o treinamento online colaboraram para a realização das fotos?

Jhessica: O workshop e o treinamento online me ajudaram bastante a me preparar para as fotos (séries de poses, expressão facial, como me maquiar) e isso fez eu me sentir muito mais confiante para as fotos.

Thayane: Apesar de ser um pouco difícil aprender online, eu desde o início estava pronta pra cair e levantar quantas vezes forem preciso.

Depois que a Sandra voltou pra china, usei tudo o que tinha aprendido no workshop e apliquei no meu dia a dia –  andar com postura, paciência, coordenação motora. Eu treinava as poses em casa e com os ensinamentos online eu peguei mais pesado. Acredito que aprender algo online já é difícil por si só, então todos os dias ensaiava 5h por dia antes ou depois da escola todas as poses e treinamentos de coordenação motora.

Exemplo de determinação. Thayane Costa (Fotografia por Andre Joaquim)

Rio Model: Como você se vê no resultado? Gostou da modelo nas fotos? Faria algo diferente?

Jhessica: Olhei o resultado das fotos e pensei “Uau, que mulher maravilhosa!

A cada foto eu me amo mais ainda, foi uma experiência incrível! Eu to amando a modelo que eu estou me tornando e estou feliz com isso, faria sim algo diferente, outros estilos de fotos sem problemas, eu amo tirar fotos!

Thayane: ameiiiiiiiii, ainda não vi todas mas sei que estão tão incríveis quanto as que vi.

A modelo da foto tem um olhar de confiança que me admirou, nunca achei que me veria daquela forma, não mudaria nada, estou começando então sei que não está perfeito, mas tem um toquezinho único meu.

Jhessica. (Fotografia por Andre Joaquim)

Rio Model: Como foi a interação com o fotógrafo no estúdio? Como surgiram as ideias?

Jhessica: Foi maravilhosa a interação com o fotógrafo. Ele me deixou bem a vontade eu me senti em casa, muito confortável o ambiente e ele também foi muito simpático!

Ele deu umas idéias bem legais usando acessórios antigos, como as máquinas fotográficas antigas, o walkman, brinquei no balanço e tudo rs, algumas poses foram espontâneas.. Foi incrível.

Thayane: O fotógrafo era mara, engraçado.. calmo.. não teve pressão sabe? Ele tava lá com toda a paciência ajudando a pensar em poses, foi simpático e deixou até um lanchinho na mesa pra gente!

Diversidade. Jhessica e Thayane (Fotografia por Andre Joaquim)

Fotógrafo: Andre Joaquim

Rio Model: Como a Rio School e a Rio Model contribuíram para a sua chegada até aqui?

Jhessica: A Rio School e a Rio Model contribuíram bastante na minha chegada até aqui com incentivo, apoio, ensinos, mostrando que não importa quem você é ou de onde você veio, qual o tipo do seu corpo, que sim você pode chegar longe a alcançar todos os seu objetivos com muita dedicação e força de vontade.

E eu só tenho a agradecer primeiramente a Deus e a toda equipe da Rio school e da Rio Model por ter me ajudado a chegar até aqui.

Thayane: A Rio School e a Rio Model são literalmente o motivo deu estar aqui, porque sem elas não haveria portfólio, não haveria confiança interna, não haveria aprendizado. Eu sou muito grata a Sandra por ter me selecionado laaaa em janeiro, sorte ou Deus? Me pergunto.

O que sei é que não desperdiçarei essa oportunidade valiosa que é fazer parte da Rio School.

Thayane. (Fotografia por Andre Joaquim)

Rio Model: Quais são seus próximos passos desafios na carreira de modelo?

Jhessica: Meus próximos passos para a carreira de modelo é me aprimorar mais em tudo que aprendi com a Sandra e on-line pelo grupo da Rio School. Nunca fui de me interessar por maquiagem mas agora quero aprender também a me maquiar sozinha. Na verdade quero aprender tudo que está relacionado a vida de uma modelo para então finalmente com muito esforço e dedicação eu me tornar uma modelo profissional.

Thayane: Não sei o que o futuro guarda para mim, mas pretendo continuar me esforçando pra melhorar cada dia mais e mais nas poses, coordenação, expressão facial e confiança pra que um dia eu possa merecer estar ao lado da Sandra numa capa de revista 💕

Jhessica Soares – Rio School (Fotografia por Andre Joaquim)

Rio Model: O que te motiva a seguir seus sonhos?

Jhessica: O que me motiva todos os dias a seguir meu sonho de modelo primeiramente é a história de vida da Sandra, saiu daqui de São Gonçalo e virou uma modelo internacional!

Depois disso é poder acompanhar as modelos que estão na China, ver cada experiência delas, conversar com elas, cada coisas nova que elas estão aprendendo e fazendo, isso me motiva e me faz acreditar que futuramente pode ser eu quem vai estar lá também aprendendo e evoluindo cada vez mais profissionalmente, podendo também me tornar uma pessoa melhor, uma modelo melhor.

Thayane: Excelente pergunta… Eu acho que tudo na vida depende apenas de nós mesmos. Eu não gosto de onde vivo, nem de como vivo, não estou procurando rios de dinheiro, até porque tem gente pior que eu, que nem casa tem…

Mas não acho que seja um pecado sonhar em morar num lugar que não tenha tiroteio, nem embalagem de coca no chão. Não é aqui que quero viver o resto da minha vida, não é aqui que quero criar meus possíveis filhos no futuro, quero dar a eles o que não tive…

Muitas dizem essas frases, mas não vou ficar só no falar, estou e vou continuar lutando pra que aconteça!

Para que eu more em um lugar sem medo de morrer…um lugar que eu possa passear com cachorro numa rua asfaltada, um lugar que não alague quando chove, sem lixo e porcos por todo lado, e sem tráfico na esquina de casa.

Eu luto por meus sonhos, por mim! Sempre faça por você, não dá pra esperar que os outros façam por nós.

Rio School 2018 – Thayane e Jhessica. Fotografia por Andre Joaquim)

Por hoje,  elas já disseram tudo.

Muito obrigada André e toda a equipe Rio School por essa jornada! Aguardem os próximos depoimentos e fotos maravilhosas!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome