Inspirações” é uma de nossas seções preferidas na Rio Magazine.


Toda semana nós trazemos uma pessoa que tem algo especial a dizer ao nosso público, a inspirar e transformar a vida de alguém que está lendo este post neste exato momento.

No post de hoje, entrevistamos uma pessoa que muitos já devem conhecer, afinal, ela é uma figura pública que influencia um público gigante em São Gonçalo!

Estamos falando de Camila Nunes – gonçalense, influenciadora digital, escritora, youtuber, empoderadora, e muito mais!

1. Conta um pouco sobre você pra gente, idade, de onde vem, o que mais gosta de fazer nas horas vagas, etc!

Camila: Oi gente, me chamo Camila Nunes, tenho 23 anos. Eu nasci e fui criada em São Gonçalo no bairro Mutuapira, um bairro humilde, cercado de pessoas com diferentes estilos e perspectiva de vida. Hoje, nas minhas horas vagas, eu gosto de conhecer lugares, restaurantes e claro, muito sofá, pipoca e Netflix, porque com o corre e corre do meu trabalho e da vida online, as vezes eu só quero ficar quietinha vivendo aquele momento no offline.

Image may contain: 1 person, smiling, standing and sunglasses
Camila Nunes

2. Você começou seu canal no youtube em 2012, com dicas de beleza para peles negras. Como foi esse começo? O que te motivou a começar?

Camila: Sim, em 2012 eu estava na minha adolescência, com 17 anos, naquele período em que você pensa ‘o que vou ser quando crescer’. A minha mãe é dona de um salão de beleza e eu estava lá na maior parte do tempo. Decidi realizar curso de maquiagem, foi aí que tudo começou, Durante o curso, eu encontrei muita dificuldade em encontrar referências para o meu tom de pele. Fazendo buscas na internet, eu descobri o mundo do blogger e Youtube, mas ali também não me via representada, até que um dia resolvi criar um blog e comecei a compartilhar dicas de beleza. Depois comecei a gravar vídeos e inspirar outras meninas, que assim como eu, encontravam dificuldades quando assunto era maquiagem para pele negra. Acredito que o que na verdade, no fundo, me motivou, foi não encontrar uma representatividade nesse cenário e querer fazer o diferente, mostrando que nós mulheres negras também podemos nos maquiar. No início era apenas um hobby, mas acabou se tornando muito importante para o que sou hoje.

Image may contain: 5 people, people smiling, people standing and shoes
Camila Nunes em meio a outras musas no evento da marca Eudora

3. Com quase 500mil seguidores no Youtube, quais são as principais responsabilidades de uma influenciadora? Afinal, tudo o que você publica acaba influenciando escolhas de muuuuita gente! Conta pra gente como é isso!

Camila: Estamos rumo a essa marca! Meio milhão de pessoas me acompanhando é de tamanha responsabilidade. Hoje meu papel, além de compartilhar dicas, é mostrar para aquelas pessoas que me assistem que tudo há um começo, meio e fim, e que nesse percurso é importante termos base para falar daquilo, viver a experiência, concluir e realizar a tarefa, e a cima de tudo – sem perder a essência – é isso que tento passar para os meus seguidores. A responsabilidade esta no que eu vou falar, como vou me expressar, o que quero passar e aonde quero chegar, de forma que todos me compreendam e se inspirem.

Image may contain: 10 people, people smiling, people sitting and indoor

4.  ‘A Beleza para todas as cores’ é um grande exemplo de empoderamento feminino, termo super em alta hoje em dia! Conta como foi a experiência de escrever o livro e a publicação.

Camila: O meu livro é uma grande conquista para o que estamos lutando hoje, dar voz e espaço para um negro, quebrando todo o preconceito que vivemos há anos. Através do universo da beleza eu venho ganhando esse espaço e fico imensamente honrada. “A Beleza para todas as cores” é o primeiro livro de beleza negra do Brasil, nele eu conto minha história com a maquiagem e o quanto ela me ajudou a me amar, me aceitar e passar por todos os preconceitos.

A blogueira Camila Nunes, do CCB Digital, conta sua história e apresenta dicas de beleza para pele negra no livro “A beleza para todas as cores”
Camila Nunes, autora do Livro A beleza para todas as cores

5. Qual a melhor parte da sua profissão? e a pior?

Camila: A melhor parte é poder viver momentos que nunca imaginei viver antes, sendo um mulher negra de origem humilde, ela me leva a lugares que eu nunca imaginei estar e me abre portas para conhecer o mundo. A pior parte, na verdade, eu não classifico como pior porque amo o que eu faço, então tudo levo como aprendizado, mas acredito que lidar com o emocional e toda pressão e opinião imposta pela tamanha exposição nos faz ficar mal, então é preciso ter todo um equilibro para não deixar isso nos abalar.

Image may contain: 1 person
Camila Nunes, Influenciadora digital de São Gonçalo

6. Para os jovens de São Gonçalo que sonham em uma carreira como a sua na internet, o que você tem a dizer?

Camila: Comece. Mesmo que digam que é bobagem, que não vai lhe levar a nada, se você tem um sonho, tem que correr atrás para realizar, só você sabe o quanto isso é importante para você. E outra coisa também é acreditar, acreditar no seu potencial, na sua capacidade e pode parecer meio clichê, mas faça com muito amor e carinho que quando você mesmo esperar tudo vai se realizar.

INSPIRADORA! Queremos agradecer em especial a Camila, que concedeu a entrevista a Rio Magazine, com muita disposição e carinho.
Obrigada! Que venham mais livros e seguidores neste universo lindo da
beleza negra!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome