Você conhece a Iris Apfel? Ela é um grande ícone da moda que, aos 97 anos, ainda trabalha e inspira todos com sua criatividade e visão divertida!

Para saber algumas curiosidades sobre esta estilista, decoradora e influenciadora, continue lendo nossa matéria.

1. Primeira peça

Iris Apfel, 40 anos

Iris nasceu em 29 de agosto de 1921, e cresceu no subúrbio de Nova York. Filha única, sua mãe era uma mulher independente que nunca abriu mão de trabalhar para cuidar da casa. A designer conta que cresceu sob o cuidado dos avôs e, muito independente, comprou sua primeira peça para a coleção de roupas, sozinha, aos 11 anos!

Ela também diz que não se achava bonita quando jovem: “Eu não era bonita quando me casei e nunca liguei. Eu nunca gostei do que é bonito. E isso me fez feliz de alguma forma, porque eu consegui me concentrar em outras coisas”.

2. Designer da Casa Branca

Iris ao lado do marido

Iris nem sempre foi conhecida como um ícone da moda, na verdade, isso aconteceu quando ela já estava aposentada. Ela trabalhou durante boa parte da vida como design de interiores e viajava ao redor do mundo procurando por peças para seus clientes.

Ela e o marido, Carl Apfel, fundaram a empresa “Old World Weavers”, que se tornou famosa por seus designs originais e chamou à atenção de muito clientes renomados, inclusive de presidentes como Harry S. Truman e Bill Clinton, que escolheram a empresa para decorar sua estadia na Casa Branca.

3. Fama

Iris montando manequins para a exposição

Apesar do sucesso profissional, Iris se tornou internacionalmente famosa apenas em 2004, quando o Metropolitan Museum of Art, famoso museu de Nova York, dedicou uma exposição para sua coleção pessoal de roupas e joias, acumulada ao longo dos anos.

Após uma exposição ser cancelada, Harold Koda, um dos curadores do museu, ligou para Iris e perguntou se poderia expor suas peças, já que ela era conhecida por ter um dos guarda-roupas mais elegantes e criativos do país. Na época com 83 anos e aposentada, ela concordou e também montou os manequins para a exposição, que foi um grande sucesso.

4. Criatividade em primeiro lugar

Iris não acredita que seu sucesso aconteceu por causa da idade, mas sim pela criatividade. Ela conta que o estilo que representa é algo que as pessoas sentem falta nos dias de hoje.

Acho que algumas pessoas gostam de mim porque sou diferente. Eu não penso como todas as outras. As pessoas estão tão apegadas as piores partes da tecnologia atualmente. Elas não usam a imaginação”, disse ao site The Guardian.

5. Modelo

Iris modelando para a marca Kate Spade

Recentemente, Iris fechou contrato de modelo com a IMG uma das agências mais reconhecidas no mundo. Após sua exposição no Meet, ela estrelou campanhas para marcas como Kate Spade, Alexis Bittar, além de ser capa de várias revistas.

Ela já demonstrou descontentamento na forma como os designers criam peças pensando apenas nas mulheres jovens. “Eles usam apenas modelos que parecem ter 15 anos… Como uma mulher mais velha consegue se identificar com uma criança desfilando? Você não consegue”, brinca a designer.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here