Programas de TV, revistas e jornais adoram noticiar quando celebridades recuperam rápido a “boa forma” após a gravidez. Com isso, eles criam um padrão surreal de beleza para todas as mulheres cujos corpos se modificaram após o parto, algo que é natural e não deveria ser julgado.

Pensando nisso, a empresa britânica Mothercare, especializada em produtos para gestantes e bebês, decidiu criar uma campanha celebrando a beleza real do corpo das mulheres após a gravidez.

Imagem: SOPHIE MAYANNE/MOTHERCARE

Chamada de “Body Proud Mums”, algo como “mães orgulhas do corpo”, a campanha tem 10 fotos, cada uma mostrando uma mãe ao lado de seu bebê. As imagens são impactantes e não passaram por nenhum tipo de tratamento, mostrando a realidade das mulheres com cicatrizes, marcas e estrias.

“O coração da campanha é a crença de que todas as mães são bonitas. Afinal, seus corpos acabaram de realizar um milagre”, disse a empresa sobre as fotografias. E ela não passou despercebida já que apareceu em diversos outdoors e painéis em Londres.

Imagem: SOPHIE MAYANNE/MOTHERCARE

Além disso, no site da campanha é possível ver o relato de cada mãe nas fotografias, contando um pouco mais sobre suas experiências emocionantes durante e após a gravidez. A modelo Tesha, que posou 26 semanas após o parto, disse que se assustou e ficou triste e envergonhada com a maneira que seu corpo mudou de repente.

“Eu estava arrasada e não sabia que ia me sentir dessa maneira. Agora, estou aprendendo que esta é uma nova eu. Minhas estrias não vão a lugar nenhum e nem minha cicatriz, elas são lembretes de que sem elas eu não teria meu filho. Eu posso perder o peso extra, mas por enquanto, estou muito ocupada brincando com o meu menino”, conta Tesha.

Imagem: SOPHIE MAYANNE/MOTHERCARE

De acordo com uma pesquisa encomendada pela própria empresa, mais da metade das novas mães disseram que não conseguiam gostar do próprio corpo após a gravidez. A pesquisa também revelou que 80% das mães britânicas compararam seus corpos a imagens divulgadas por celebridades e pela mídia.

61% das entrevistadas acreditam que suas experiências pré-natal e pós-parto não são representadas de forma realista pela mídia, que ignora a importância de normalizar o corpo das mulheres após a gravidez.

Imagem: SOPHIE MAYANNE/MOTHERCARE

Todos os dias me sinto pressionada a voltar ao meu peso. A sociedade, as redes sociais, comentários de pessoas, tudo faz com que você se sinta assim. Em todas as redes sociais vemos esses corpos perfeitos dizendo que tiveram filhos e voltaram ao normal rapidamente. Eu mesma lembro que ficar surpresa quando a Kate Middleton saiu do hospital segurando o Príncipe George. Ela tinha uma barriga, e eu lembro de ficar surpresa que a barriga simplesmente não diminuía após o parto”, relata Tina, uma das mães na campanha.

As fotografias foram feitas por Sophie Mayanne, uma fotógrafa que não modifica digitalmente seu trabalho. “O objetivo é que mães de todos os tamanhos e tipos possam se identificar com essas fotografias de um jeito ou de outro, e se sintam mais confiantes com suas imperfeições”, contou Mayanne.

5 COMMENTS

  1. What you published made a ton of sense. But, think about this, what if you were to create a killer title?
    I am not saying your information is not good., however suppose
    you added something that makes people desire more?
    I mean Campanha mostra beleza real de mulheres após a gravidez
    – Rio Magazine is kinda vanilla. You ought to glance
    at Yahoo’s home page and note how they create article headlines to get viewers interested.
    You might add a related video or a picture or two
    to get readers excited about everything’ve written. In my
    opinion, it could make your posts a little bit more interesting.

    asmr 0mniartist

  2. Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of
    spam feedback? If so how do you prevent it, any plugin or anything you can suggest?
    I get so much lately it’s driving me insane so any help is very much appreciated.
    asmr 0mniartist

  3. Howdy! This is kind of off topic but I need
    some advice from an established blog. Is it
    hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about creating my own but I’m
    not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions?
    Cheers 0mniartist asmr

  4. Have you ever thought about writing an ebook or guest
    authoring on other sites? I have a blog centered on the same subjects you discuss and
    would love to have you share some stories/information. I know my
    subscribers would appreciate your work. If you are even remotely interested,
    feel free to shoot me an e mail. asmr 0mniartist

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here