Ser modelo é o sonho de milhares de jovens atraídos pelos holofotes, fama, glamour, capas de revistas, viajar ao redor do mundo…

Recebi muitas mensagens de jovens dizendo “Quero ser modelo! Por onde começar? Então vamos lá!

Não se engane em pensar que ser modelo só depende da beleza e que é tudo glamour, muito pelo contrário. Há muitos sacrifícios por trás de uma carreira de modelo.

É preciso entender e estar cientes das dificuldades, medos e as incertezas da carreira de modelo antes de cair de cabeça.

Você está pronto para o fracasso? Receber milhares de “NÃOS” até o primeiro “SIM”? Isso pode levar meses, anos ou até mesmo décadas.

Geralmente, quando começamos um projeto ou vamos em busca de um sonho sempre pensamos no sucesso sendo alcançado e pouco pensamos no fracasso, e isso não é bom. Pois isso pode nos levar a grandes frustrações. Então tenha sempre os pés no chão e não desista mediantes das dificuldades ou fracassos. 

O fracasso nós projeta para lugares que só percebemos depois desse período de perda momentânea. Pois é onde você se dedicará mais para atingir seus objetivos, e já terá mais experiência ao tentar novamente. 

Há uma importância de estarmos pronto para o fracasso para os altos e baixos da carreira de modelo, principalmente no inicial da carreira, onde existe uma expectativa muito grande. Mas vida de modelo é uma verdadeira montanha russa não importante se seja New Face ou já com carreira Internacional. 

Você está pronto para viver sob pressão e cobrança? Pois bem, ser modelo vai muito além de cuidar somente da sua aparência ou suas habilidades como modelo. 

Me lembro como se fosse hoje minha primeira visita a Agência Mega Model aos 12 anos, para a seleção de modelos. O diretor da agência olhou para mim e disse que eu não aconteceria no mercado por conta do meu nariz, que era muito grande. E que eu precisaria operar. Eu estava com minha mãe que me acompanhou em todo o meu processo até maior idade. Bom ficamos chocadas com a postura dele, e eu sai arrasada da agência. Tive complexo com meus nariz durante anos por conta de uma frase que saiu da boca de quem eu espera uma palavra construtiva. Mas aprendi a lidar com as críticas com o tempo e transformei tudo em força para superar todos os meus limites. E encontrei um mercado onde me aceitou do jeito que eu sou.

Muitas modelos sofrem com depressão, ansiedade e distúrbios alimentares onde afetam sua saúde física, mental e emocional por não saberem lidar com as cobranças da carreira. Eu diria que é um carreira muito intensa.

Viver longe da família. Já pensou? 

Sim precisamos estar prontos para abrimos mão da zona de conforto da “Asa dos pais”, e aprendermos a voar sozinhos, caso contrário você se perderá no meio do caminho. Então é de extrema importância que você seja uma pessoa desapegada, senão sofrerá muito, muito mesmo. Geralmente no começo da carreira modelos saem das suas cidades no interior e vão para grandes capitais, no Brasil geralmente vão para São Paulo para serem preparadas para o mercado nacional e uma projeção para o mercado internacional. Esse não foi meu caso, pois sai do Rio de Janeiro direto para China onde foi minha primeira viagem internacional (vou contar esse etapa em outro post), e primeira vez na minha vida que entrei em um avião. Me lembro desse da como se fosse hoje. E na carreira internacional a ausência da família aumenta pois a cada 3 meses moramos em um pais ou cidade diferente.

Tempodada na Índia – Visitando um tempo com minhas colegas de quarto

Seja persistente: Muitos podem até duvidar da sua potência por conta da sua falta de experiência, mas experiências vem com o tempo e com as oportunidades. Eu só tive meu primeiro retorno financeiro depois de 10 anos de carreira de modelo e 8 anos com modelo internacional. Inacreditável sim!? Mas é real. Não existe segredo somente tenha fé e não desista.**Quando dizemos retorno financeiro na carreira de modelo quer dizer RECONHECIMENTO DO TRABALHO.**

Guangdong Fashion Week – Na China

Compartilhe com seus pais seu sonho: O suporte familiar é muito importante para sua carreira de modelo quando ainda é criança ou adolescente. 

Lembre-se será uma longa jornada e você precisará contar com seus pais (responsáveis).

Conheça o mercado: Se aprofunde em conhecimento e se aproxime da indústria da moda. Use as redes sociais para saber de eventos e ter mais proximidade com pessoas que trabalho no meio da moda. É preciso está no lugar certo na hora certa. Hoje em dia com ajuda de ferramentas de plataformas da internet conseguimos nós conectar com o mundo com maior facilidade. 

Agenciamento: Cada agência tem um segmento (um perfil de modelos que eles focam por conta dos seus clientes). Então procure agências que trabalham com modelos do seu perfil. Pesquise na internet sobre agências e como fazer parte do time da agência. Geralmente no site das agências tem um email onde você pode mandar suas fotos e assim a agência irá avaliar seu perfil se é compatível com o perfil que a agência trabalha. 

No meu caso eu fui direto na agência depois que uma booker da agência Mega Model viu minha foto na internet. 

Desenvolvimento como modelo: Não existe nenhum segredo para ser modelo, não existe nenhum curso no mundo que te transforme em TOP MODEL. O que existe são pessoas que podem te instruir, direcionar para melhor desenvolvimento, mas seu sucesso não depende somente delas.

Eu fiz 2 cursos de modelo no começo da minha carreira, e posso falar que o que eu sei hoje não foi nenhum curso que me ensinou. 

Desenvolvi métodos durante minha carreira de modelo para melhorar minhas habilidades e me destacar no mercado. Estudei muito sobre estratégias de venda, pois modelo é um produto e você precisa saber se vender e vender algo de valor. Seu desenvolvimento como modelo vai acontecendo com o tempo de experiência. Então quando mais você faz, mais terá habilidades na área. Busque aprimoramento diariamente.

Ensaio fotográfico em Filipinas- Fotógrafo Manny Fontanilla

Esteja pronto para quando as oportunidades aparecerem você não perdê-las por falta de preparo, e tenha paciência, pois nada acontece da noite para o dia são anos de muita dedicação. Então seja paciente, persistência e consistente. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome