O coronavírus chegou ao Brasil após 3 meses de dúvidas e incertezas sobre uma possível pandemia. Mas, afinal, como podemos lidar com esta situação que causa tanto medo na população.

Neste momento, é necessário tomar muitos cuidados. Ainda mais com um vírus que é facilmente transmissível. A seguir, veja o que fazer enquanto o país está em estado de atenção.

Mantenha a calma

O coronavírus chegou ao Brasil

Primeiramente, ao analisar como o coronavírus chegou ao Brasil, muitas pessoas podem entrar em pânico e tomar decisões mal planejadas. Portanto, antes de tudo, mantenha a calma.

De acordo com os órgãos oficiais, o coronavírus se agrava apenas em casos muito específicos e raramente na população com menos de 40 anos. O que você pode e deve fazer é colaborar em não transmitir o vírus para este grupo de risco!

Além disso, em caso de quarentena estabelecimentos essenciais para a população continuarão funcionando normalmente. Então, não é necessário estocar grandes quantidades de alimento ou água.

Evite sair de casa

O coronavírus chegou ao Brasil por isso é importante praticar o isolamento social

Agora, enquanto o coronavírus está se espalhando com facilidade, a regra principal é evitar sair de casa e praticar o isolamento social.

Enquanto o país está em estado de atenção, sem dúvida o melhor a se fazer é não se colocar em situações que aumentem sua chance de contrair o vírus e transmiti-lo para outras pessoas.

Ou seja, fique em casa e apenas saia quando for extremamente necessário.

Tenha atitudes responsáveis

Tenha responsabilidade para não contrair o coronavírus

Todos sabemos que existem situações em que precisamos sair de casa. Por exemplo, no caso de serviços e trabalhos que não foram paralisados, situações que não podem ser resolvidas com o home office, etc.

Então, quando sair para outros lugares tome todas as medidas recomendadas para evitar a contaminação. Lave as mãos em intervalos curtos de tempo, não coloque as mãos nos olhos, nariz ou boca e limpe o celular com frequência.

Enfim, não a deixe higienização de lado!

Prepare-se para passar mais tempo em casa

Agora que o vírus chegou ao Brasil é preciso praticar o isolamento

Isso pode ser um desafio para algumas pessoas, mas no caso do isolamento social e da quarentena todos os estabelecimentos, com exceção de farmácias, hospitais e alguns mercados, ficam fechados por um período.

Dessa forma, o governo evita que o vírus se propague ainda mais. E, embora pareça um pouco assustador, você pode aproveitar o momento para fazer muitas coisas. Por exemplo, um novo curso online, arrumar seu guarda-roupa, ler um livro que você sempre teve vontade.

O importante é se manter segura e calma nesta situação. 

Em caso de sintomas, não entre em pânico

Background photo created by user3802032 – www.freepik.com

Caso você apresente algum sintoma do coronavírus como febre, tosse e dificuldade para respirar, não entre em pânico. Em alguns casos, você pode ter apenas uma gripe comum, mas ao correr para um hospital aumentar suas chances de contrair o vírus!

Então, caso apresente os sintomas e tiver tido contato com alguém infectado, vá até a unidade de saúde mais próxima, onde poderá fazer o teste e receber o tratamento e orientações adequadas.

Além disso, não se esqueça de usar uma máscara no rosto, para evitar que o vírus se espalhe para outras pessoas caso sua suspeita seja confirmada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome