O papo de hoje é sobre fotografia.

Entrevistamos um profissional da Hungria, Dávid Schäfer, Fotógrafo Fashion!
Dávid Schäfer – fotógrafo de Budapeste, Hungria.

Mas antes de começarmos, você sabe o que é fotografia fashion?

Fashion é um dos gêneros da fotografia voltado para a exposição de roupas, estilos e itens da indústria fashion.

Esse tipo de fotografia é bastante utilizado em propagandas e revistas de moda, onde modelos são utilizadas para exibir as coleções dos estilistas e o fotógrafo pode explorar diferentes tipos de luz, locações, cenários, acessórios.

Existe um mundo a ser explorado na fotografia fashion!

O  que torna esse segmento mais interessante ainda é a presença de pessoas (as modelos) e a possibilidade de explorar diferentes expressões faciais, corporais, planejar o conceito do ensaio, construindo uma história a respeito do produto envolvido ou da ideia criativa por trás da foto.

Se você pensa que a modelo veste a roupa e o fotógrafo faz uns cliques, você está muito enganado!

Existe todo um conceito por trás do projeto! Há muito estudo e muito trabalho para chegar até a realização do ensaio em si.

Schafer David Photography
 Agora que você já tem uma ideia do que é fotografia fashion, vamos para a entrevista com o Dávid, um grande exemplo da fotografia fashion.

Rio Magazine: Você sabia que você seria um fotógrafo desde que era criança. Como foi isso? Nos conte um pouquinho sobre sua infância e o envolvimento com a fotografia.

Sim, na verdade, a primeira vez que eu soube que queria fazer algo com fotografia foi aos 10 anos.

Eu e meus amigos começamos a fazer um stopmotion com lego. Não foi nada grande, mas foi o suficiente para despertar meu interesse.

Mais tarde, comecei a fotografar a natureza com a câmera DSLR do meu pai e aprendi todas as coisas técnicas necessárias para operar uma câmera. Eu li muitos livros sobre fotografia para me educar e experimentei muito. Aos 14 anos, comecei a fotografar as pessoas ao meu redor.

Daí em diante, eu estava certo do que eu queria fazer em minha vida.

Fotografia por Dávid Schäfer. Budapeste, Hungria.

Rio Magazine: Por que você escolheu o segmento de fotografia Fashion como carreira?

A fotografia de moda entrou em minha vida quando me formei no colégio.

Eu queria aprender fotografia em um nível mais alto, então comecei a procurar uma escola. Então, eu encontrei a única universidade na Hungria, onde eu poderia ter aulas de fotografia de moda.

Eu pensei que isso iria se encaixar perfeitamente às minhas necessidades. Lá fiz muitos amigos e conexões e me apaixonei mais pela fotografia de moda. Em 2016 fiz meu estágio em um estúdio aqui em Budapeste. Lá eu conheci muitas pessoas que também são orientadas para a moda. Hoje em dia eu trabalho principalmente para agências de modelo, marcas, influenciadores do Instagram e fotografo algumas campanhas publicitárias.

Trabalho de conclusão de curso de Dávid Schäfer

Rio Magazine: O que você vê como as principais características de um fotógrafo fashion? Quais são as habilidades necessárias?

Eu acho que é muito importante saber contar a história. Também é bom saber como planejar um ensaio e ter uma boa inspiração. E, claro, por último, mas não menos importante, você precisa ter boas habilidades técnicas para fazer sua visão acontecer.

Rio Magazine: O que você mais gosta de fotografar?

Definitivamente retratos e editoriais.

Rio Magazine: Como você se sente trabalhando com algo artístico, ao invés de ter isso como um hobby?

É o melhor sentimento de todos os tempos, porque eu fiz o meu sonho se tornar realidade e eu gosto muito dele. Eu tenho o emprego dos sonhos.

Fotografia por Dávid Schäfer

Rio Magazine: O que você já estudou sobre fotografia?

Estudei fotografia de moda na Universidade Metropolitana de Budapeste (METU). Lá estudei iluminação, tecnologia digital, branding, fotografia publicitária e tudo mais relacionado à fotografia de moda, como por exemplo, como planejar e filmar editoriais, como montar um portfólio, como fazer boas composições, layouts e moodboards.

Rio Magazine: Nos conte sobre seu diploma em fotografia, como foi o processo, de onde surgiu a ideia, como você vê os resultados?

Meu trabalho de fim de curso é um modelo de revista. É baseado em uma revista de moda húngara chamada revista PS. Eu adorei fazer isso, todo o processo foi novo porque eu tive que pensar de forma diferente, foi uma revista e não uma foto independente.

Estou muito satisfeito com os resultados e mal posso esperar para ver a impressão final quando terminar.

Trabalho de fim de curso por Dávid Schäfer

Rio Magazine: O que você considera mais importante para o modelo ter em mente quando vai a um ensaio fotográfico? O que o modelo deve fazer para tornar o trabalho do fotógrafo mais eficiente?

Eu acho que disciplina é muito importante para uma modelo e pode acelerar muito a sessão de fotos.

A outra coisa na minha opinião é a confiança. Se um modelo  estiver confiante, ele se moverá mais facilmente e também poderá trabalhar melhor com o time.

Rio Magazine: Qual o seu maior sonho como fotógrafo?

Atualmente meu maior sonho é fazer uma capa para uma revista ou talvez um editorial inteiro. Eu também quero ir para o exterior em algum momento para fazer ensaios. Também seria ótimo se eu pudesse ter um estúdio.

Fotografia por Dávid Schäfer

Rio Magazine: Pra finalizar, conta pra gente uma memória inesquecível sobre um ensaio fotográfico que você fez.

Eu fiz um ensaio há algumas semanas em um campo para o meu trabalho de diploma.
Eu queria que o modelo se deitasse na grama, então ela fez isso.
Quando olhei pra ela, logo antes de tirar a primeira foto, vi com um olho que uma de suas pernas estava toda preta, foquei e então percebi que ela estava coberta de formigas (aparentemente escolhemos o lugar errado para deitar).
Felizmente ela lidou muito bem com isso e ficou calma.
Ela apenas se levantou do chão e sacudiu as formigas da perna.

 

Fotografia por Dávid Schäfer

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome