Dicas da série “Ordem na Casa” que vão realmente melhorar sua organização

205

Desde que estreou no começo de 2019, a série da Netflix “Ordem na Casa, com Marie Kondo” já conquistou até as pessoas que não gostam de reality shows de organização e decoração. Isso porque o método KonMari é inovador e simples para todos que têm dificuldade de organizar a casa.

Marie Kondo é especialista em organização e sabe exatamente os problemas que precisamos resolver na hora da arrumação. Então, pegue uma caneta e anote essas dicas incríveis do programa!

Divida sua casa em categorias

Quando nos encontramos em um ambiente muito bagunçado é comum dizer: “Eu não sei por onde começar”, mas Marie tem uma solução para isso.

Como temos objetos semelhantes espalhados pela casa, um dos passos para a arrumação é separá-los em 5 categorias: roupas, livros, documentos, komono (diversos itens) e itens com valor sentimental. Com isso, você não vai se perder na bagunça dos cômodos.

Coloque tudo em uma pilha

Independente da categoria de objetos que você está arrumando, Marie pede às pessoas que juntem todos os itens em uma grande pilha. Isso por um motivo muito simples: é muito mais fácil ter noção de todos os objetos que você não usa ou não têm mais utilidade.

Por exemplo, ao organizar roupas dessa forma, é possível ver todas as peças que você tem, o que você pretende manter e o que pretende doar.

Não seja tão materialista

O método de Marie não se resume a uma organização simples, ela também quer que as pessoas entendam que, às vezes, podemos exagerar na quantidade de objetos que temos e compramos.

De acordo com sua filosofia, quanto menos itens em excesso possuímos, mais podemos viver uma vida simples e sem estresse. Isso também não significa doar todos os seus bens materiais, mas sim dar mais valor a qualidade do que a quantidade de objetos.

Fique apenas com o que traz alegria

Esse é o passo mais conhecido do método KonMari, porque, para a organizadora, felicidade é a parte mais importante na hora de escolher os objetos que você quer manter na vida.

Por que continuar com algo que não te traz um sentimento bom? No caso das roupas, geralmente temos várias peças que mantemos apenas pela praticidade e não porque realmente gostamos. Abrindo mão desses itens, com certeza tudo ficará mais fácil de organizar.

Dicas de organização

Após doarmos todo o excesso que temos, chega é hora de organizar as coisas. Para Marie, você deve ter um espaço para todos os objetos, então nada de deixar roupas jogadas em uma cadeira ou livros empilhados no chão.

As roupas devem estar organizadas em gavetas na ordem vertical, assim é muito mais fácil encontrar o que está procurando, ao invés de procurar as peças em uma pilha horizontal.

Como tudo precisa ter um espaço próprio, para itens pequenos e que geralmente ficam espalhados, nada melhor do que usar caixas com etiquetas para organizá-los. Esse truque pode ser usado em várias categorias, desde utensílios de cozinha até maquiagens e meias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome