Em 2018 uma pesquisa informou que o povo brasileiro é um dos campeões em tempo de conexão na internet, perdendo somente para os Tailandeses e os Filipinos, que seguem segunda e primeira posição no mundo, respectivamente. Eu moro na Tailândia e sou Brasileira, a pior combinação possível! (risos).

A pesquisa levantada pela Hootsuite e We Are Social informou que os três primeiros países da lista, tem como média 9 horas de conexão por dia! Dessas 9 horas, os brasileiros passam em média 3 horas e 39 minutos todos os dias só nas redes socias, na grande maioria via celular.

VIRAMOS ZUMBIS?

O comportamento das pessoas com as redes sociais muitas vezes incomoda. Desde que me mudei para a Tailândia, presencio quase todos os dias pessoas ao meu redor sentadas em cafés, restaurantes ou em lugares turísticos, tirando foto das comidas por minutos a fio enquanto a mesma esfria, fazendo poses fenomenais para o Instagram com roupas que nem condizem com a temperatura local, ou sentadas com um grupo de amigos ou familiares, mas não conseguem se desligar das redes e simplesmente aproveitar o momento.

Essas pessoas estão lá postando seus videos, suas fotos, fazendo suas lives e esperando as enxurradas de corações, likes e comentários. Enquanto isso a vida ao redor está passando. Isso é uma loucura!

Eu percebo que por conta desse uso excessivo, elas não se deram conta que não conheceram as pessoas locais como poderiam ter conhecido, não comeram a comida pelo simples prazer de experimentar algo novo, e o pior, não conhecem seus próprios amigos a fundo, porque estão com o celular na mão conversando sobre uma postagem ao invés de compartilhar a vida real com eles!

Eu sei que os tempos são outros e estamos vivendo uma nova era! Meu filho por exemplo, faz parte da geração Alpha. Essa é a geração que já nasce em um mundo tecnológico. Meu filho nem sabe brincar de falar no telefone, porque a gente não fala mais com o telefone no ouvido, a gente fala com ele perto da boca ou por vídeo conferência!

Então, não podemos ignorar o fato que vivemos em uma nova realidade social, mas precisamos achar um equilíbrio. As redes sociais tiram nosso foco de coisas importantes, consomem nosso tempo útil, nos deixam muito agitados e por muitas vezes estressados e por incrível que pareça, muito solitários. Além de tudo, adotamos um comportamento vicioso e compulsivo sem perceber.

Já reparou que muitas vezes você pega o celular na mão e confere suas redes sociais só por conferir, sem nenhum propósito específico!? Quantas vezes você abriu sua rede social só pra ver rapidinho e acabou ficando uma hora inteira só visualizando as postagens alheias. Sim, isso é um comportamento compulsivo que estamos desenvolvendo pelo uso excessivo das redes sociais.

PASSOS PARA SUA DETOX

Se você está nesse nível! Recomendo o Detox de redes Sociais.

  • Escolha o período de sua Detox. Uma semana, 15 dias, 30 dias. Desde que seja um período que você consiga se comprometer e cumpri
  • Tire todos seus aplicativos do celular. Você vai retirar a tentação de olhar pro seu celular toda hora. E quando você olhar, os apps não estarão lá.
  • Deixe os aplicativos básicos no computador caso você tenha que usar profissionalmente. Se comprometa de olhar uma vez no dia e responder só o que for necessário.

BENEFÍCIOS DE FAZER UMA DETOX

Para cada pessoa, o detox vai trazer benefícios diferentes. No meu caso os benefícios foram:

1= Diminuição do Estresse.

Andava muito estressada e agitada, principalmente porque sou uma pessoa engajada em assuntos políticos e religiosos. Uma combinação explosiva! O detox me ajudou a refletir sobre todos os pontos altos e baixos das minhas discussões na rede e do que valia a pena ou não debater.

2- Melhor aproveitamento do seu tempo

A gente vive falando que não tem tempo. Mas eu, por exemplo, minimamente gastava 40 minutos por dia nas redes sociais. E esses 40 minutos fazem falta no meu dia. Depois do detox, você pode achar mais tempo para fazer academia, ler um livro, organizar alguma coisa que há tempo queria organizar, focar melhor no trabalho.

3- Descanso para a mente

Utilizei meu tempo para dormir durante o dia (40 minutos preciosos!), coisa que quase não faço. Também adoro assistir Stand up Comedy na tv e rir horrores. Ou simplesmente sair pra algum lugar e ficar vendo meu filho brincar, brincar com ele, sentar e olhar a vista… e guardar na minha cabeça! Só pra mim! Mais ninguém!

4- Crescimento da vida social real

Passei a perceber que outras pessoas também estão desconectadas das redes e gostam de trocar experiências. Também tem aquela regrinha básica…”estamos saindo juntos, tira o celular de cima da mesa, guarda no bolso e vamos conversar !”

Espero que o detox faça você enxergar coisas importantes que não enxergava mais e depois dessa experiência, passar a usar as redes sociais de forma mais equilibrada.

Um beijo e bom detox!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome