Qual é a minha vocação? Que área profissional devo seguir? Que cursos fazer? Que tipo de oportunidade agarrar ou criar na vida? Essas são as principais perguntas que nos afogam quando ainda estamos nos últimos anos da educação básica. Precisamos escolher nosso futuro ainda muito novos.

As escolas não possuem pessoas especializadas para ajudar seus alunos, como os conselheiros vocacionais, e quando os professores tentam nos ajudar, muitos erram ao apontar caminhos óbvios,´´seguros´´e que não tem haver com nossa vocação.

Infelizmente, podemos colher os frutos de uma decisão errada para o resto de nossas vidas. Isso se reflete em muitos alunos do ensino superior que só depois de ingressar em um curso descobrem que estão na carreira errada, mas levam o curso até o fim para garantir o tão sonhado diploma.

Por isso aqui vão 5 dicas preciosas para você identificar sua vocação.

  • Analise a história da sua vida.

Você precisa identificar os passos e acontecimentos da sua vida.  As suas relações sociais, familiares e políticas te construíram enquanto ser humano e por isso é fundamental dar um passo para trás e analisar tudo que aconteceu no seu passado e tudo que te ajudou a ser quem você é hoje.

As suas experiências de vida sejam elas boas ou ruins, suas experiências de trabalho, suas ideias, seu comportamento, valores, suas preferências. Tudo foi desenvolvido durante sua criação. Tudo isso é a sua história e ela não pode ser ignorada. Ela adiciona peso ao escolher sua carreira.

  • Veja o que te traz senso de propósito

Tudo que você faz e que você sente cumprindo um propósito específico, realizando cada ação de forma prazeroza, é também um indicativo de que você está no caminho certo para descobrir sua vocação.

Se você se envolve em algum projeto e ele te faz perder o sono, sua mente borbulha de informações e você mergulha fundo naquelas ideias, isso demonstra o nível de importância e propósito que esse projeto tem na sua vida.

Cuidado para não confundir oportunidades de fama e sucesso com senso de propósito. Muitas pessoas perseguem a fama por achar que ela em si é o propósito final. Existem muitos relatos de pessoas que são infelizes mesmo sendo famosas, porque não encontraram na vida o que traz senso de propósito.

Isso não siginifica que você poderá ter fama ao realizar o que te traz senso de propósito. Mas a fama não pode ser o objetivo final e sim uma consequência do seu senso de propósito.

  • Conecte seu gosto pessoal com as oportunidades do mercado

As oportunidades são muitas e extremamente diversas. Para descobrí-las é necessário uma pesquisa ampla e muita conversa com pessoas do ramo de interesse. Não caia no clichê de escolher uma profissão somente porque ela está no auge, ao menos que você de fato identifique-a como uma vocação natural.

Muita gente fez isso nas décadas passadas e se tornaram pessoas extremamente frustradas profissionalmente. Obviamente muita gente o fez por falta de escolha e oportunidades mesmo! Mas outros, olharam para a carreira que gostariam de seguir e não conseguiram conectar realização e sucesso profissional no mesmo lugar. Tudo por falta de uma simples pesquisa e uma dose de ousadia.

Por isso, pare por um instante para fazer uma pesquisa de áreas de atuação, cursos de especialização, lugares potenciais para trabalho e parcerias. Enfim! Pesquise!

  • Olhe para suas capacidades

Analise seus talentos, suas capacidades naturais e tudo que você faz sem empregar muito esforço mental para fazer! Nós não nascemos sabendo de tudo, mas desenvolvemos ao longo de nossa vida algumas habilidades e talvez, até o que você vê como um defeito é uma capacidade ou habilidade a ser desenvolvida.

Corra atrás de cursos que possam te ajudar a desenvolver suas habilidades. Se capacite! Fazendo isso você será muito bom no que faz e realizado profissionalmente também.

  • Dê valor aos seus valores

Siga seus valores, seus ideais. Se tudo que você somou até aqui condiz com seus valores, vá em frente! Não negocie seus valores. Você reconhecerá sua vocação por eles e também será reconhecido por eles em qualquer área que você escolha. Seus valores indicarão suas prioridades e seus próximos passos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome