Conheça Suzana Rodrigues, a nova colunista da Rio Magazine

820

Virginiana, vegana e apaixonada por animais. Suzana é aquela menina de alma aventureira. Nascida nos anos 90 no Rio e há mais de 10 anos vivendo fora do Brasil, posso dizer que o mundo é minha casa. Cada lugar que eu estive passou a ser o meu lar e cada pessoa especial que eu conheci minha família.

Como tudo começou…

Sempre tive a alma artística. Na escola amava teatro, arte, história e acima de tudo, eu tinha uma vontade enorme de vencer .

Com apenas 12 anos de idade, fui vista por um olheiro na minha cidade em São Gonçalo, bairro pobre onde as chances de vencer não estão entre as maiores. Naquela época eu já chamava atenção por ser muito alta e magra. Ele foi a primeira pessoa a acreditar em mim e me ofereceu uma bolsa para um curso de modelo.

Foram tempos difíceis, venho de família humilde e ser modelo era aquela grande chance de mudar o meu destino. Tive um apoio muito grande da minha família, eles sempre acreditaram que isso seria possível, mesmo naqueles dias em que eu só queria desistir de tudo.

Na escola sofria bullying por ser muito magra. Não me achava bonita, tinha um grande complexo de inferioridade para falar a verdade. As pessoas riam sempre que eu contava dos meus sonhos. O negócio é que eles não sabiam que a cada palavra de derrota dita, a minha vontade de provar o contrário era ainda maior.

Alguns meses mais tarde, após terminar o curso, de modelo participei do concurso da Elite model e fiquei entre as finalistas. Assinei contrato com a agência e comecei a modelar no Rio.

Porém, devido aos feedbacks negativos dos castings eu me desanimei e decidi voltar a estudar. Comecei a faculdade de direito, adorava estudar mas aquilo não fazia meu coração vibrar.

Eu queria mais! Queria explorar o mundo, viver um sonho, viver o “impossível “  e decidi largar tudo para ir atrás disso.

Primeira campanha na China


Com uma mala e alguns dólares na carteira eu fui sem olhar para trás. Atravessei o mundo em busca do que fazia meu coração transbordar.

Viajei para muitos países como Taiwan, China, Tailândia ,Cingapura, Indonésia, Japão, Coreia, Alemanha, Itália, entre outros. Ásia era o mercado ideal para o meu perfil.

Revista L’Officiel

Primeiramente a língua foi o maior desafio, não entendia o que eles falavam e eles muito menos me entendiam. Depois, o choque cultural, no começo foi difícil se adaptar aquela vida asiática, comidas diferentes, horários diferentes.

Mas força de vontade é tudo. Em 1 mês já estava falando inglês, já conseguia me comunicar bem e sabia que aquilo ali era o que eu queria fazer. Apesar da saudade, voltar para casa nunca foi uma opção. Eu estava decidida a construir o meu futuro lá fora.

Morei 4 anos na Índia onde tive o privilégio de trabalhar em Bollywood, a maior indústria de cinema do mundo. Foi outro grande desafio, precisei aprender um pouco da língua, atuar como eles, mas foi incrível. Uma experiência que vou levar para a vida inteira.

Foi na Índia também que descobri o meu amor pela yoga, meditação e terapias holísticas. Começou como um hobby que depois se tornou parte de mim. Era como se eu pertencesse aquele lugar.

Campanha para India

Depois da Índia voltei para Tailândia onde passei 3 anos modelando e também estudando turismo internacional.


Estudar em uma faculdade internacional não foi fácil, mas me dediquei ao máximo e finalmente conquistei meu diploma.

É muito difícil resumir mais de 10 anos de carreira em uma página, foi muito suor, muitas quedas, muito choro, saudades de casa mas posso dizer que valeu muito a pena.

E Hoje …

Quero incentivar meninas que como eu, não tinham muitas chances de seguir o sonho delas. Tudo é possível por mais difícil que possa parecer, o importante é dar o primeiro passo e manter o foco.

Sou muito grata a vida pelo privilégio de ter uma profissão que me trouxe tanto aprendizado, por ter conhecido ao longo dos anos pessoas lindas de culturas tão diferentes e por ter a oportunidade de contar a minha história aqui. Me encanta ter amigos em cada cantinho desse planeta. Isso sim faz meu coração transbordar!

No momento estou no Brasil, me preparando para mais uma temporada internacional.

Espero que a minha história sirva de inspiração para outras meninas com sonhos enormes como o meu que pensam ser impossível.

Suzana Rodrigues

“Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as conseqüências.” – Osho

3 COMENTÁRIOS

  1. Vc é uma vencedora! Parabéns por sua linda trajetória! E q venham mtas e mtas conquistas porque vc merece! Um beijo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome