Como ser sustentável no carnaval é uma discussão necessária atualmente. Afinal, muitas pessoas esquecem o impacto negativo que podemos causar no meio ambiente durante essa época do ano.

No entanto, é possível ter um carnaval mais sustentável e consciente utilizando dicas muito simples. Veja algumas a seguir. 

Como ser sustentável no carnaval: fantasias

Reutilize Fantasias

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, você não precisa de uma fantasia nova para todos os dias do carnaval! Ou seja, você pode utilizar fantasias antigas, alugar, trocar com as amigas ou reutilizar peças que você tem em casa para criar algo novo.

Dessa forma, você estará economizando matéria-prima e também não terá fantasias paradas no guarda-roupa pelo resto do ano.

Cuidado com o tecido

No entanto, se você quiser comprar uma fantasia nova, aposte naquelas com um bom tecido durável e, de preferência, ecológico.

Evite também fantasias com lantejoulas, penas de plástico e outros elementos parecidos. Pois, além de demorarem mais tempo para se decompor, podem se soltar da fantasia e sujar as ruas.

Glitter ecológico

Você já deve conhecer esta dica, afinal, o glitter foi alvo de muitas discussões nos últimos anos.

Em geral, é bem melhor apostar no glitter biodegradável para as makes de carnaval. O mais legal é que você pode comprá-lo em várias lojinhas online ou até mesmo fazer em casa!

Como ser sustentável no carnaval: decoração

Utilize vidro para ser sustentável no carnaval
Imagem: Pinterest

Nada de plástico

A principal regra para sua decoração de carnaval é muito simples: diminua ao máximo o uso de plástico.

Então, se você vai dar uma festa para os amigos, nada de comprar talheres, pratos e copos de plástico. Apesar de um pouco mais trabalhoso, o meio ambiente agradece.

Flores naturais

Espalhe flores naturais em todo o ambiente para criar uma decoração colorida, linda e sustentável!

Além de trazer uma energia incrível, elas não causam impacto no meio ambiente, pois entram em decomposição naturalmente.  

Confetes de folhas secas

Outra dica que você definitivamente deve seguir é produzir seus próprios confetes com folhas secas. Afinal, a maioria dos confetes atualmente é feita de papel não reciclado e até celofane, que é extremamente prejudicial.

Para fazer seu confete sustentável você só vai precisar de folhas secas e um furador de papel. Simples, não é?

Dicas sustentáveis para lembrar durante a festa

Leve sua própria garrafa/copo

A quantidade de garrafas e copos de plástico utilizados nesta época do ano é muito alta, principalmente nos bloquinhos.

Dessa forma, leve de casa sua própria garrafa de água, copo ou caneca. Uma ótima dica é comprar um copo dobrável, pois ele caberá na bolsa facilmente, ou canecas com cordão.

Não jogue lixo na rua

Todos os anos, a quantidade de lixo deixado no chão após festas e bloquinhos é enorme! Não colabore com essa prática que é sem dúvida prejudicial para todos. Produza o mínimo de lixo possível. O que precisar ser descartado jogue no lixo mais próximo.

Outra opção é levar uma sacolinha, para descartar mais tarde, caso as latas de lixo não estejam espalhadas corretamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here