Ainda estamos no outono, mas o clima já esfriou, dando uma amostra de que o inverno está chegando e podemos tirar nossas roupas de frio das gavetas!

Mas, afinal, o que é um guarda-roupa cápsula ou minimalista? Basicamente, ele é um conjunto de peças que podem ser facilmente combinadas e que prioriza a qualidade e não a quantidade de roupas.   

Fazer isso deve te ajudar na hora de criar looks, economizar tempo e ter um armário mais organizado. Continue lendo nosso post para saber o passo a passo de como montar um guarda-roupa cápsula para este inverno.

Separe suas roupas

Imagem: Pinterest

Criar um guarda-roupa cápsula para o inverno também é uma questão de organização. Comece separando todas as suas roupas de verão das de inverno, algumas peças podem até ser adaptadas para a estação, como os vestidos, mas a maioria vai apenas ficar guardada por um tempo.   

O conceito desse experimento é ter uma média de 37 peças no guarda-roupa, que devem servir durante todas as estações. Sim, isso parece assustador no começo, mas o objetivo principal é percebermos que com peças-chave e atemporais podemos criar uma variedade de looks incríveis. 

Escolha as peças

Imagem: Pinterest

Neste ponto você deve ter separado suas roupas em 3 partes:

1. Roupas que você não usa e podem ser doadas;

2. Roupas de verão ou que não se encaixam no armário cápsula;

3. Roupas para o guarda-roupa cápsula de inverno.

Para as roupas do guarda-roupa cápsula, selecione aquelas que podem ser facilmente combinadas e utilizadas no cotidiano.

Peças com cores neutras como preto, cinza, branco e bege são ótimas para combinações simples, mas você também pode e dever ter peças-chave, como jaquetas e acessórios, com cores e estampas mais chamativas.

Neste processo, não esqueça do seu estilo e escolha roupas que fazem você se sentir feliz e confortável, afinal, a graça é conseguir conciliar as duas coisas. 

Não esqueça dos sapatos

Imagem: Pinterest

Sim, os sapatos também fazem parte do guarda-roupa minimalista e devem ser organizados assim como as roupas. Para o inverno, botas são a melhor opção, porque, além de proteger do frio, são confortáveis para diversas situações do dia a dia.

Galochas e botas de couro são ideais para os dias de chuva. Quanto as cores, preto e marrom não sujam com facilidade e combinarão com o resto do guarda-roupa.

Ir às compras

Imagem: Pinterest

Sentiu falta de algumas roupas que serão essenciais para o inverno? Você pode adquirir peças novas, mas também deve se lembrar de algumas regras do guarda-roupa cápsula na hora de ir às compras.

Primeiro, compre peças com tecido de qualidade e que você sabe que vão durar muito tempo. Produzir menos lixo e fugir do conceito das lojas fast fashion, cuja produção impacta o meio ambiente, é um dos principais ideais do minimalismo.

Segundo, escolha roupas que combinarão com aquelas que você já tem em casa e ajudarão a criar looks fáceis e estilosos para o cotidiano.

Imagem: Pinterest

Gostou das dicas? Então, coloque a mão na massa e monte seu guarda-roupa cápsula para aproveitar este inverno com estilo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu Nome