As mulheres do filme do Pantera Negra. Quem é você na cena da vida real?

363

Ninguém pode negar que o Pantera Negra foi um filme avassalador. O enredo é maravilhoso, os diálogos assertivos, o figurino impecável e que tem um dos melhores vilões dos filmes da Marvel! Não é à toa que o filme esse ano teve 6 indicações ao Oscar e levou para casa três estatuetas: de melhor design de produção, trilha sonora original e melhor figurino. Ainda se tornou uma das 10 maiores bilheterias de todos os tempos (até agora)!

Além da representatividade negra totalmente positiva sem qualquer esteriótipos, as mulheres de Wakanda roubam a cena do filme. Elas são livres para fazer suas próprias escolhas!

Vivemos um momento em que o movimento feminista ganhou voz novamente e a luta pela igualdade de gênero tem sido uma das grandes bandeiras não somente das ativistas, mas de todas as mulheres que enxergam as barreiras impostas por nossa sociedade. A busca pela igualdade dos nossos direitos é completamente necessária, tendo em vista todos os abusos que temos sofrido durante anos a fio.  E é importante ressaltar que a principal base da luta pelos nossos direitos está na possibilidade da escolha!

Mas o que é essa tal liberdade?

Voltando ao filme, a liberdade de cada personagem, foi o ponto chave. Todas as mulheres de wakanda são o que são e tem relevância na história, porque elas tem liberdade de ser o que elas quiserem. Existe espaço para todos os tipos de mulheres, em todas as esferas da sociedade de Wakanda. Todas são mulheres fortes, marcantes e com propósitos de vida muito diferentes!

Vamos analisar rapidamente os perfis das personagens para entender exatamente suas principais características e como cada mulher contribui para aquela sociedade quase que utópica, extramente equilibrada.

  • Ramonda (Angela Baset)


Marvel Studios’ BLACK PANTHER..
Ramonda (Angela Baset) ..Ph: Matt Kennedy..©Marvel Studios 2018

É uma Rainha, mas acima de tudo uma mãe. Sabe seu lugar de posição na sociedade e na família. Ela é uma figura acolhedora e uma das principais apoiadoras e conselheiras de seu filho, assim como um mãe é.

Essa personagem é uma mulher, rejeitada muitas vezes pelas próprias ativistas feministas, que no ânseio de ver mulheres em posições de poder e e em lugares de grande influência na sociedade, se esquecem que a luta, não é somente pela igualdade de oportunidade e direitos, mas também por liberdade.

  • Shuri (Letitia Wright)
Marvel Studios’ BLACK PANTHER..Shuri (Letitia Wright)..Ph: Matt Kennedy..©Marvel Studios 2018

Ela é uma princesa. Uma princesa totalmente na contra mão das princesas da Walt Disney! Ela é uma cientista por vocação, responsável por criar toda tecnologia avançada que Wakanda tem para oferecer. Atua no laboratório, mas também está presente nas cenas de lutas corporais. Ou seja, não é uma figura Nerd estereotipada desconjuntada! É inteligente, bem humorada e como a gente diz lá em casa, pau para toda obra.

Além de ser tudo isso, no final do filme, ela aparece com seu projeto generoso, de compartilhamento do seu conhecimento com a geração de jovens interessados em tecnologia pelo mundo.

  • Nakia (Lupita Nyong’o)
Marvel Studios’ BLACK PANTHER..L to R: and
Nakia (Lupita Nyong’o) ..Ph: Film Frame..©Marvel Studios 2018

É uma espiã, que em sua primeira cena no filme, aparece infiltrada em um tribo africana, esperando o momento certo para libertar as mulheres da tribo que tinham sido raptadas. É uma voz política forte, que contraria a vontade do Rei de manter wakanda fechada para o mundo. Nakia acredita que Wakanda poderia ser uma fonte de ajuda e inspiração para o mundo, mesmo sabendo do risco de invasão da sua amada nação.

O seu romance com o rei também é algo inspirador. Ela não precisa estar sentada no trono, para ajudar o rei governar. Você pode se perguntar, como um amor como o deles vai resistir o trabalho que os dois têm que realizar. Um amor começa a resistir a qualquer barreira, quando o respeito é mútuo e ambos sabem quando e onde ceder. Esse é o segredo desse romance nada convencional!

  • General Okoye (Danai Gurira)
Marvel Studios’ BLACK PANTHER..L to R: Ayo (Florence Kasumba) and Okoye (Danai Gurira)..Ph: Film Frame..©Marvel Studios 2018

É a general do exército de wakanda. Comanda uma primeira classe de guerreiras, só mulheres, que protegem a nação, o rei e se protegem mutuamente. Entra em discordância com seu par romântico e escolhe um lado, que não é o mesmo lado que o dele!

Ela é uma Bodyguard. Eu não me lembro de ter visto nenhuma Guarda-Costas mulher no cinema. Sensacional!


Black Panther’ Cast ESSENCE’s March 2018 Cover 

Eu poderia ficar horas escrevendo sobre a força dessas mulheres. Mas o que quero te dizer com tudo isso, é que precisamos lutar pela nossa liberdade de escolha. Se somos mães, donas do lar, profissionais nas diversas áreas ou se somos tudo em uma só, o mais importante é ter a possibilidade de escolher o que queremos ser, sem pressões externas e sem dúvidas internas.

Quando vestimos um papel que não nos cabe ou não condiz com quem somos, ficamos frustradas, infelizes e fazemos outras pessoas, além de nós mesmas, sofrerem por conta das nossas escolhas.

Quem você na cena da vida real, possa ser a mulher que você deseja ser!

Wakanda Forever!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome