O termo relacionamento abusivo pode parecer muito forte, mas os sinais que você pode estar em situação desse tipo são sutis, tanto que muitas mulheres só percebem o que sofreram depois de muito tempo. A seguir, veja 8 indícios de você pode estar em relacionamento abusivo.

Ele é controlador

Um dos maiores sinais de um relacionamento abusivo é ter um parceiro que parece querer controlar todos os aspectos da sua vida. Isso vai de controlar as roupas e maquiagem que você usa até seus bens financeiros. Sempre desconfie de uma pessoa que parece desmerecer suas escolhas como se elas fossem ruins ou mal pensadas.  

Ciúmes excessivo 

Se o seu parceiro quer saber onde e com quem você está a cada hora, isso é uma característica de pessoas excessivamente controladoras e ciumentas. Preocupação pelo bem-estar do outro e um pouco de ciúmes são coisas normais em um relacionamento, mas se você sente que está perdendo a liberdade, não tenha medo de terminar.     

Você se sente presa

Liberdade individual é algo muito importante em um relacionamento, afinal você é uma pessoa única, assim como o seu parceiro. Então, se em algum ponto você sentir que não tem mais liberdade ou que seu parceiro não respeita seus limites, pode ser o começo de um relacionamento abusivo.

Gaslighting

Gaslighting é uma palavra criada para descrever uma forma de abuso psicológico onde uma pessoa faz você questionar sua sanidade, ou a forma que você interpreta tudo ao seu redor, usando isso para justificar os abusos ou o controle excessivo que ela exerce na sua vida. Aqui você pode ver uma lista mais completa com indícios de que isso está acontecendo.

Ele não comemora suas conquistas

Vivemos em uma sociedade historicamente machista onde, para muitas pessoas, é esperado que o homem “sustente a casa”. Mas se o seu parceiro não gosta que você ganhe mais do que ele ou desmerece qualquer conquista que você tenha profissionalmente e academicamente, saia desse relacionamento. Você merece alguém que te apoie!

Perda de autoestima

Um dos principais sinais de um relacionamento abusivo é quando você começa a perder autoestima por conta de ofensas do seu parceiro. Ele pode te deixar deprimida insultando sua maneira de pensar ou agir, te comparando com outras mulheres ou até dizendo que “ninguém mais vai te amar como ele”. Não se esqueça, nada disso é verdade, apenas mais uma forma de manipulação. 

Ele é agressivo

O relacionamento abusivo não envolve necessariamente abuso físico, mas se o temperamento do seu parceiro se mostra agressivo e imprevisível, a ponto de te deixar com medo de sofrer agressões, esse é um grande sinal que você deve sair do relacionamento imediatamente.

Ameaças

Nenhum relacionamento saudável envolve ameaças de alguma das partes. Essas ameaças podem ser direcionadas a você, pessoas que você ama, animais de estimação e até mesmo ameaça de suicídio do seu parceiro quando você decide sair do relacionamento. Neste caso, procure ajuda de pessoas confiáveis ou contate a polícia, que tem opções para garantir sua proteção.

Lembre-se, caso esteja em um relacionamento abusivo, você é a vítima e não merece sentir vergonha ou culpa pelo que acontece. Termine o relacionamento imediatamente e procure ajuda de pessoas confiáveis e apoio psicológico. Você não está sozinha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome