Quem não ama conhecer mais sobre mulheres que fizeram história na luta por igualdade? E não existe maneira melhor de celebrar o dia 26 de agosto, quando comemoramos o Dia Internacional da Igualdade Feminina, do que lembrando essas mulheres fantásticas!

Continue lendo para se inspirar nestas histórias de luta por igualdade e na força das mulheres.

Emmeline Pankhurst: Mulheres que fizeram história na luta por igualdade política

Emmeline Pankhurst fez história na luta por igualdade política
Emmeline Pankhurst fez história na luta por igualdade política

Poucas mulheres conhecem a história de Emmeline Pankhurst, mas ela é uma das principais responsáveis pelo nosso direito de votar!

Emmeline nasceu em uma família envolvida em política, então utilizou sua influência durante toda a vida para lutar por igualdade entre homens e mulheres.

Em 1903, ela fundou sua organização mais conhecida, a União Política e Social das Mulheres. Apaixonadas pela causa e sem medo de entrar em confronto, as Sufragistas, como eram conhecidas, fizeram muito barulho na época.

Infelizmente, Emmeline faleceu poucas semanas antes do parlamento britânico tornar o voto feminino oficial, em 1928.

Nísia Floresta: A brasileira que lutou pela educação das mulheres

Nísia Floresta lutou pela educação das mulheres no Brasil
Nísia Floresta lutou pela educação das mulheres no Brasil

Quando falamos de igualdade, é importante lembrarmos que várias mulheres brasileiras também lutaram para hoje termos nossos direitos.

Nísia Floresta é considerada a primeira feminista brasileira! Entretanto, aposto que você nunca ouviu falar dela nas aulas de história.

Nísia escreveu seu primeiro livro, Direitos das mulheres e injustiça dos homens, aos 22 anos. Ela era defensora dos direitos das mulheres, índios e escravos no Brasil, portanto dedicava suas obras a esses temas.

Além disso, Nísia foi responsável por uma escola só para mulheres, em 1838, época em que a educação considerada necessária para as jovens era apenas aquela que as ensinavam a serem “boas esposas”.

Rosa Parks: A luta pela igualdade das mulheres negras

Rosa Parks lutou pela igualdade na época da segregação racial
Rosa Parks lutou pela igualdade na época da segregação racial

Quando falamos que pequenos gestos podem mudar muitas coisas, não estamos exagerando, e a história de Rosa Parks é um exemplo disso.

Parks vivia nos Estados Unidos na época da segregação racial. Um dia, voltando do trabalho de ônibus, foi presa por se recusar a levantar para que uma mulher branca sentasse em seu lugar, o que era lei na época.

Após o ocorrido, a atitude de rosa inspirou um boicote total da comunidade afro-americana aos ônibus do país.

Em conclusão, o protesto foi extremamente bem-sucedido, durando 381 dias e terminando apenas quando a Suprema Corte declarou o fim da segregação nos transportes públicos americanos.

Malala Yousafzai: A jovem que luta por igualdade na educação

Malala luta pela educação de garotas ao redor do mundo
Malala luta pela educação de garotas ao redor do mundo

Você provavelmente já ouviu falar de Malala Yousafzai. Aos 22 anos, ela já fez história, e promete fazer muito mais com o tempo.

A jornada de Malala como ativista começou quando ela tinha apenas 15 anos, quando o líder talibã da cidade em que morava, no Paquistão, ordenou que as escolas parassem de dar aula às garotas.

Malala não aceitou aquilo e continuou frequentando a escola e compartilhando suas experiências por meio de um blog. Pouco tempo depois, ela sofreu uma tentativa de assassinato pelo grupo talibã.

Malala sobreviveu por pouco e fez questão de continuar lutando para defender uma educação de qualidade para todas as garotas ao redor do mundo. Hoje, ela é a pessoa mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel da Paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome