Atualmente o plástico é o maior contribuinte para a crise da poluição. Em um ano, nós geramos cerca de 160 milhões de toneladas de lixo plástico, só nos oceanos há 46 mil pedaços de plástico por quilômetros quadrados!

Triste não é mesmo?

Por isso, para te ajudar a ter um consumo mais sustentável preparamos um guia super fácil e prático de como evitar o uso indevido desse grande vilão para o meio ambiente:

1- Diga não aos canudos plásticos!

Pense nisso: quando você pede café em um restaurante, você não usa um canudo para beber. Então, por que precisa de um canudo para água ou refrigerante? Não existe necessidade alguma de fazer uso de canudos. E se te faz falta, compre um reutilizável e deixe sempre na sua bolsa.

2- Carregue sempre uma garrafa de água reutilizável com você

Garrafa de vidro com cristal

Além de sair mais barato é uma ótima maneira de reduzir o consumo de plástico. Feitas de todos os tamanhos, cores e formas, existem várias opções de garrafas reutilizáveis hoje em dia, como essa com cristal que além de ser sustentável é um item super fashion.

3– Evite o uso de sacolas plásticas

Bolsas de pano

Mais de 1 milhão de sacolas plásticas são usadas pelo mundo todos os dias. Vai ao supermercado? Que tal levar as sacolas que já estão na sua casa ou bolsas reutilizáveis? Pode parecer uma tarefa chata no começo mas o meio ambiente agradece.

4- Troque o sabonete líquido por sabonete em barra

Isso mesmo! Sabonetes líquidos geram toneladas de plásticos por causa de sua embalagem, já os de barra podem ser comprados em embalagens de papel. São mais naturais, mais saudáveis para sua pele, e mais barato. Uma ótima opção para quem está deixando o plástico de lado. Além de dar aquele charme em qualquer ambiente.

5- Substitua sua escova de dente comum por uma de bamboo

escovas de dente de bambu

Cada escova de dente que usamos leva pelo menos mil anos para se decompor e mais de 1 bilhão são jogadas fora todo ano. Então é bem provável que por volta de 2050 haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes! Por que não fazer algo a respeito enquanto temos tempo? As escovas de dente de bambu fazem o mesmo trabalho que uma escova de plástico, além de serem naturais, tem um look clássico e são anti-germes.

6- Escolha um barbeador de metal no lugar do barbeador de plástico

Barbeador de metal

Estudos apontam que mais de 2 bilhões de barbeadores plásticos são descartados todos os anos. Barbeadores de metal além de durarem a vida inteira por serem de aço inoxidável também são 100% recicláveis. As lâminas só precisam ser trocadas 1x por mês. Então é uma ótima economia para você e para o planeta.

7- Substitua o absorvente íntimo comum pelo coletor menstrual

Coletor menstrual de silicone

A maioria dos absorventes e tampões usam substâncias químicas tóxicas e nocivas para saúde. O alvejante de cloro também costuma ser usado para dar aos absorventes e tampões aquela aparência super “branca e limpa”. Portanto, talvez não seja a escolha mais sábia usar esses itens para seu uso íntimo. Um coletor menstrual é feito de silicone e não reage com o seu corpo, além de evitar que milhões de plásticos fiquem vagando por aí.

8- Reutilize embalagens de vidro que já possui em casa

Embalagens de vidro

Não jogue fora nenhuma embalagem de vidro, ao invés disso, após o uso lave e guarde para reutilizar mais tarde. Sabe aqueles vidrinhos com molho de tomate? São ótimos para guardar grãos e cereais e você ainda pode decorar como quiser.

9 – Utilize fósforo no lugar do isqueiro

Caixa de fosforo reciclavel

Isso mesmo! Mais de 1.5 bilhões de Isqueiros de plastico são jogados todos os anos no meio ambiente. Esses objetos além de serem feitos de plástico contém gás butano que causam danos enormes ao meio ambiente e animais. Já o fósforo vem em embalagens de papel, recicladas, vale a pena fazer essa troca.

10- Limite os alimentos em embalagens plásticas, prefira embalagens de papel

Sacolas de papel

Alimentos como congelados além de conter muito conservante,vem sempre embalados em plástico, que na maioria das vezes não são recicláveis. Tente limitar o uso desses alimentos e dar preferência aos que vem em embalagem de papel ou vidro.

Cada pessoa no planeta deve acordar para o fato de que estão contribuindo direta ou indiretamente para o problema e começar a fazer algo a respeito.

Você tem muito mais poder do que pensa. Se cada um de nós começar a assumir a responsabilidade pelo nosso consumo e desperdício, juntos podemos fazer a diferença!

Quer levar o seu impacto ainda mais longe? Repasse essa mensagem para os amigos, colegas e familiares. Vamos expandir essa ideia. O meio ambiente agradece!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome