Quer saber como funciona o backstage de um desfile de moda?

179

Quem vê as fotos do desfile, ou tem o privilégio de sentar e assistir ao vivo, NEM IMAGINA o caos que rola nos bastidores para fazer tudo aquilo acontecer.

A entrada da modelo pode durar apenas alguns segundos, mas a composição do look completo é fruto de trabalho árduo envolvendo uma baita equipe.

Estamos falando de estilistas, maquiadores, costureiros, designers, cabeleireiros, manicures, pedicures, retoques finais e claro, o trabalho da modelo para estar ali bela e formosa aguentando o tranco!

Em alguns desfiles, a mesma modelo é escalada para diversas apresentações, então ela precisa fazer trocas de roupas, maquiagem e cabelo em questão de minutos! É o que eles chamam de “cruzamento”, quando a maioria das modelos do desfile anterior participa do seguinte.

Quando falamos de semanas de moda, aí o caos é ainda maior.

“A gente chega quatro horas antes e em meia hora tem que fazer dez pessoas. É uma loucura, uma correria”, conta funcionária do backstage.

“As modelos são megaprofissionais, aguentam 30 pessoas em cima delas ao mesmo tempo”.

Há quem admire mais o backstage (bastidores) que o desfile em si.

Se você acha os desfiles incríveis, não sabe o que rola lá por trás das câmeras, é lá que você vê a beleza do evento.
O pessoal conta que o clime é único, a adrenalina de todos está a mil, frio na barriga e agito.

Os fotógrafos amam o backstage!

Pois é nesse momento que eles conseguem os cliques mais sensacionais, aquela foto indiscreta, aquele flagra cheio de emoção, fotos de pessoas ainda pessoas, sem a aura do glamour e o endeusamento da passarela.

Backstage do desfile da Victoria’s secret

Como é o preparo para o Desfile?

As modelos, dias antes, fazem a prova de roupas para ver quem ai usar o quê. E no dia do desfile, elas chegam bem antes pra fazer cabelo e maquiagem.

Aliás maquiagem e o cabelo devem estar de acordo com a proposta do desfile, por isso esses quesitos são deixados sob responsabilidade de profissionais altamente qualificados, alguns verdadeiros artistas.

Modelo não pode ter frescura e nem pode ficar tímida na hora de se despir e se trocar na frente dos outros. Não há tempo pra isso. Tudo deve ser feito muito rápido pois a passarela não pode ficar vazia, o público não pode ficar esperando.

Um desfile exige muita preparação e organização, mas o momento de glória dura apenas uma média de 15 e 20 minutos.

O clima do backstage

Nervosismo, correria, barulho. São araras de roupas de um lado para o outro, um entra e sai de gente, barulho de secador, fotógrafos, maquiadores jornalistas, blogueiros, uma área para comida, outra para beleza. Trabalho não falta.

Desfile Riachuelo Versace
Foto: Gustavo Scatena

As modelos ficam sentadas pelas escadas e corredores checando seus celulares ou lendo: “A gente sempre chega umas cinco horas antes do desfile para dar tempo de todas fazerem cabelo e maquiagem. Até a hora de subir na passarela tem muita espera e cansaço. É sempre bom ter um livro e uma comida na bolsa, contam as modelos.

Os bastidores passam o dia inteiro se preparando para que os dois minutos na passarela sejam perfeitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu Nome